terça-feira, 22 de maio de 2018

360º- O mapa dos 20 concelhos que podem arder este ano; a solução para a crise do Sporting adiada para quinta-feira; e como o Aves se fez grande

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... o futuro do Sporting foi adiado para quinta-feira. Depois de uma reunião de três horas de todos os órgãos sociais (direção incluída, apesar de uma confusão inicial sobre se teria sido convidada), Jaime Marta Soares convocou um novo encontro para daqui a três dias de onde terão de sair decisões "com serenidade" e "sem precipitações".
De Alvalade para os EUA, onde há cada vez maior cepticismo quanto à realização da cimeira com a Coreia do Norte. Do The Guardian, à BBC, passando pelo The Washington Post e a CNN, as notícias são de que apesar do encontro marcado para 12 de junho entre Donald Trump e Kim Jong-il continuar na agenda do presidente norte-americano, há um enorme risco de falhanço e de desconfiança para com as promessas de desnuclearização
Enquanto isso, o casal Obama vai produzir séries para a Netflix.
Rafael Marques vai ser distinguido com o prémio Herói Mundial da Liberdade de Imprensa. Julgado em Angola, alvo de acusações de injúria, o jornalista angolano é o 70º destacado pelo Instituto Internacional da Imprensa, por ter enfrentado "repressão sistemática".
 


Outra informação relevante 
Se dúvidas ainda houvesse sobre os riscos de incêndio que o país continua a correr, uma equipa de investigadores do Instituto Superior de Agronomia e da Universidade de Lisboa acabou com elas. Criou o mapa dos 20 concelhos com maiores probabilidades de poder arder este ano, onde se destacam o Pinhal Interior e o maciço de Monchique. Eles explicaram porquê à Vera Novais.
António Arnaut, cofundador do PS, considerado o “pai do Serviço Nacional de Saúde”, morreu ontem aos 82 anos. Marcelo Rebelo de Sousa agradeceu tudo o que fez por Portugal e promulgou um dia de luto nacional. O Miguel Santos Carrapatoso foi recordar o dia em que Arnaut criou o SNS: enfrentou resistências socialistas, assinou um despacho secreto e pediu ajuda a um amigo maçom.

Das jornadas parlamentares do CDS saiu uma grande certeza: os centristas querem distinguir-se dos dois partidos do arco da governação e ser a alternativa para as europeias a PS e PSD, explica a Rita Dinis. Assunção Cristas deixou ainda muitas críticas ao Governo, que disse ser "conduzido por Mário Centeno".

Já o PSD virou as suas atenções para a OPA à EDP.  Vai insistir no pedido de apreciação parlamentar do decreto-lei que introduziu mudanças na contagem de direitos de voto em assembleias gerais, que pode ter um papel relevante na oferta pública de aquisição da China Three Gorges.


Na Educação, o calendário escolar do próximo ano já foi definidoAs aulas começam a partir de 12 de setembro e o 3.º período volta a ter só mês e meio.

Voltemos ao futebol, para falar do Desportivo das Aves. Porque o histórico vencedor da Taça de Portugal deve ficar fora da Liga Europa por não ter cumprido todos os requisitos da UEFA (quem pode ganhar com a ausência é o Rio Ave ou o Sp. Braga) e responsabiliza a FPF pelo erro. Mas sobretudo para contar a história de como o clube da vila se tornou grande graças a accionistas chineses e uma liderança brasileira. O Tiago Palma chama-lhe “made in China” com um português com “açúcar".

Itália está prestes a ter finalmente GovernoGiuseppe Conte, professor de Direito sem experiência política, foi indicado para primeiro-ministro pelo Movimento 5 Estrelas e pelo La Liga.

Em Espanha, Pablo Iglesias tem de receber hoje um voto de confiança do partido para continuar líder do Podemos. E tudo por causa de uma casa. Ou melhor, da compra deste chalet por 625 mil euros, que vai contra as regras que ele próprio estabeleceu e às críticas que fez no passado ao ministro da Economia por viver em apartamentos de luxo de... 600 mil euros. 

E há mais um caso a abalar o PP: o ex-ministro do Trabalho, Eduardo Zaplana, foi detido esta manhãem Valência por suspeitas de branqueamento de capitais, fuga ao fisco e suborno.


No Hawai, as preocupações com os efeitos da erupção do vulcão Kilauea não páram de aumentar. A lava que entrou no Pacífico está a lançar fumo ácido e quente para a atmosfera. E vêm aí explosões mais fortes.

Os nossos Especiais 

Há duas fotos que dizem tudo sobre o que se passa na escola Dr. Rui Grácio, em Montelavar, Sintra. Vêem-se caminhos alagados e alunos a passar por cima de tijolos colocados no meio da água. A escola tem 34 anos. Nunca foi alvo de intervenções de fundo. Há também telhados de amianto e alunos a passar frio. A Carolina Branco foi com o João Porfírio ver "Onde o Estado falha" neste caso.

A nossa opinião

  • Laurinda Alves escreve sobre a pressa em legislar a despenalização da eutanásia: "Todos os deputados que se levantarem para votar pelo sim à eutanásia, mesmo sem mandato para isso, já sabem que estarão a votar contra a própria sociedade e até contra a Medicina. Qual é a pressa?".
  • Paulo de Almeida Sande escreve sobre Bruno de Carvalho: "Que país somos, afinal? Seremos talvez o país da irreverência reverente, que tanto goza como adula, sejam líderes partidários sejam (sobretudo) presidentes dos (nossos) clubes".
  • Gabriel Mithá Ribeiro escreve sobre o novo dicionário do terror e da fraude linguísticos: "O pensamento sobrevive sequestrado pela tribo guerreira que controla o sentido das palavras-chave. O estado de sítio legitima uma declaração de guerra, romper o cerco implica definir alvos precisos".
Notícias surpreendentes
Faz hoje 20 anos que foi inaugurada a Expo 98. Foram 133 dias em que o mundo coube em Lisboa. Mas antes daqueles quatro meses que colocaram Portugal sob atenções mundiais, muito mudou na cidade, da construção da ponte Vasco da Gama ao nascer do "Parque das Nações". Se já não se lembra do evento que parou o país, temos um vídeo para lho recordar.

O Prémio Camões 2018 foi para o cabo-verdiano Germano Almeida. É o segundo escritor de Cabo Verde a vencer o mais importante galardão de literatura de língua portuguesa e tem uma obra marcada pelo humor e pela sátira.


 

Agora que já tem as principais notícias para começar o dia, passe por uma banca e leve também a revista que comemora os quatro anos do Observador. Tem ainda de conhecer o Observador Premium, o nosso novo programa de assinaturas.
Boa terça-feira
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário