O Presidente da Câmara Municipal de Mira, Raul Almeida, garantiu hoje na Assembleia Municipal e após a tomada de conhecimento das análises laboratoriais obtidas dos peixes que foram encontrados mortos no dia 22 de junho, que vai avançar com uma participação criminal contra desconhecidos já que das análises obtidas pela Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem (Universidade de Aveiro) concluiu-se que: “assim parece evidente que a amostra de peixes recolhida em Mira, morreu devido a uma causa traumática de origem localizada, visto que só afetou 2 espécies numa zona restrita da massa de água onde foram detetados os peixes mortos. Não há evidências de morte devido a carência de oxigénio ou exposição a poluentes ou elevadas cargas orgânicas. Há vários fatores que podem provocar este tipo de danos, tais como o esmagamento do peixe decorrente da pesca com redes ou de pesca com explosivos”.
Face aos factos verificados, dado que ocorreu no mesmo momento de hasteamento da Bandeira Azul, dado que a situação é desde logo insólita, pelos peixes se encontrarem só num determinado local a jusante da barragem da lagoa e serem predominantemente da mesma espécie, levanta séries suspeitas da prática de um ato ilícito e incriminatório.
Assim e atendendo que se considera que foi um ato que teve somente o fim de atingir a imagem do Município de Mira e provocar o conflito da opinião pública, o caso vai ser remetido para o Ministério Público para averiguação de responsabilidades.
Raul Almeida adiantou que após várias diligências, o Secretário de Estado do Ambiente, Eng. Carlos Martins virá a Mira no dia 13 de Julho para uma reunião de trabalho com todos os eleitos locais sobre o atual problema das descargas da ADCL, que tanto preocupa o Concelho. O resultado desta reunião será preponderante nas futuras tomadas de posição do Município nesta matéria.