sexta-feira, 29 de junho de 2018

360º- O acordo sobre os refugiados e os outros temas da cimeira das cimeiras; e por dentro da Casa Branca de Trump

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... houve acordo de madrugada sobre as migrações na cimeira europeia. O acolhimento de refugiados na UE passa a ser feito apenas na base de voluntariado, ou seja, nenhum país é obrigado a acolher migrantes nem a tê-los no seu território e caem as quotas. Após as ameaças iniciais de bloqueio de Itália, e de objeções de países como a Hungria ou a Polónia, ficou decidido que serão criados centros de acolhimento na Europa e futuras plataformas de desembarque no norte de África.
Mais um tiroteio nos EUA, agora na redação de um jornal no Maryland. O ataque fez pelo menos cinco mortos e vários feridos graves e os relatos de jornalistas e estagiários são assustadores. O atacante foi detido, mas desconhecem-se ainda as causas do ataque.

O Iraque mandou executar 300 membros do Estado Islâmico. O anúncio surgiu depois do grupo ter matado oito reféns.

No Mundial de futebol... 
... os oitavos de final ficaram ontem completos com os últimos apurados. Pode consultar o quadro completo dos jogos que se seguem e a sua análise (França-Argentina, Uruguai-Portugal, Espanha-Rússia, Croácia-Dinamarca, Brasil-México, Bélgica-Japão, Suécia-Suíça e Colômbia-Inglaterra) e saber em que dias e em que canais os pode ver

Um caso inédito aconteceu com o SenegalFicou fora da prova pelo critério do fair-play: tinha mais dois cartões amarelos que o Japão. É a primeira vez desde 1982 em que não há qualquer seleção africana nos oitavos do Mundial. E Cissé, o seleccionador, merecia-o: perdeu 11 familiares num naufrágio, era o mais mal pago e o único negro da competição.

A crónica do Bruno Vieira Amaral é um estudo dessas despedidas prematuras.

Geromel foi uma das surpresas de Tite na seleção brasileira. Ao Bruno Roseiro, enviado do Observador à Rússia, ele recorda a sua passagem pelo D. Chaves: "Passava frio pra caramba! Comprei uma camisola, andava sempre com ela. Já ia treinar sozinha!


Outra informação relevante 
Depois de seis meses de polémicas a Santa Casa vai entrar no capital do Montepio. Mas o que começou por ser um negócio de ser 200 milhões, acabou reduzido a tostões: são 75 mil euros a dividir por várias instituições sociais. O Edgar Caetano explica esta estranha equação, ou o milagre do encolhimento.

“Parece que senti um peso que não tinha sentido antes”Foi com esta frase que D. António Marto reagiu mal foi elevado a cardeal pelo Papa Francisco. Os avisos que ouviu não eram para menos: o Papa alertou os novos cardeais para os perigos da corrupção nas estruturas da Igreja, como conta o João Francisco Gomes, que assistiu à cerimónia em Roma, ao lado do João Porfírio, que nos mostra tudo em fotos.

Ainda na Educação, depois das críticas da Associação Portuguesa de Matemática, o IAVE alterou os critérios de correção de exame de Matemática A.
O PS irritou o PCP, seu parceiro de geringonça, e votou ao lado da direita no projeto sobre o financiamento da Segurança Social.
Manter a paz na geringonça começa aliás a ser cada vez mais complicado. Mesmo que o cumprimento da meta do défice vá no bom caminho, é preciso controlar as despesas com o pessoal, sem abusar das cativações.
Na polémica da morada dos deputados, o Parlamento não deu razão a Barreiras Duarte. Mas também concluiu que não cabe aos serviços da Assembleia da República fiscalizar o local de residência real dos parlamentares.

Há mais um nome contra a divulgação da lista dos grandes devedores à bancao de Faria de Oliveira, presidente da Associação Portuguesa de Bancos. Só não se percebe porque continua então o Fisco a revelar quem não paga. Tal, como aliás, acontece em Espanha.

O Ministério da Administração Interna abriu uma investigação à agressão à jovem colombiana por um segurança no Porto.

As autarquias vão poder distribuir eletricidade no lugar da EDPComo estão a chegar ao fim os contratos de 20 anos, os municípios passam a ter direito a explorar diretamente a rede, escreve o DN.

Os pilotos e as empresas de meios aéreos queixam-se que a má sinalização das linhas elétricas põe os pilotos em risco no combate a incêndios, segundo a TSF.

Há cada vez mais queixas nos transportes públicosAs reclamações aumentaram 38,9% o ano passado, com a CP a liderar a lista, avançam o CM e o JN.

No futebol, o Benfica arrancou a nova época, com novos jogadores e novos equipamentos. O Sporting quer a Comissão Arbitral Paritária afastada dos processos relativos às rescisões de jogadores. Isto quando Bruno de Carvalho voltou a falar para dizer que "nunca quis ser populista" (?!). Já o Belenenses foi 'despejado' e poderá ter de trocar o Restelo pelo Jamor.



Os nossos Especiais 
Aproveitando a visita de Marcelo, o Pedro Benevides entrou na Casa Branca de Trump e conta como foi. Há cães farejadores, escadotes e alguma gritaria (as fotos tiradas do telemóvel dele são uma preciosidade).

A nossa opinião

  • Rui Ramos escreve sobre "descontrolo migratório: ter dúvidas não é racismo": "Não é preciso ser racista ou xenófobo para ter dúvidas sobre as causas e as consequências do afluxo descontrolado de pessoas à Europa nos últimos anos".
  • Eu escrevo sobre o actual estado do futebol português: "Um magistrado dizia que investigar um ex-primeiro-ministro como José Sócrates é mil vez mais fácil que ‘mexer’ no futebol em geral, ou num clube em particular como o Benfica".
  • Luís Reis escreve sobre a moeda única e Carlos Moedas: "É preciso apelar, em Portugal, aos europeístas, democratas e patriotas para que se interessem e participem na condução dos destinos da polis. Por enquanto, a moeda é única – e Moedas é único".

Notícias surpreendentes 
O Rock in Rio regressa esta sexta-feira. Os The Chemical Brothers são os cabeças de cartaz, mas também há The Killers e um concerto especial dos Xutos & Pontapés, em homenagem a Zé Pedro, que terá no palco Marcelo e Ferro Rodrigues, entre outras figuras.
O que leva uma pastelaria histórica como a Suíça a fechar? A Catarina Gonçalves Pereira foi até à baixa de Lisboa e falou com os empregados de agora, que já foram 200 no passado. “Os turistas são muitos, mas consomem pouco”, explicam eles, para justificar o fecho de portas a 31 de agosto
Mas o fim anunciado da Pastelaria Suíça traz à memória outros cafés e lojas na praça do Rossio. Eis outros locais míticos que fecharam. E outros que mantêm porta aberta.

Entre a cimeira europeia de hoje e o Uruguai-Portugal dos oitavos de final do Mundial de amanhã, o Observador fará a cobertura dos acontecimentos mais relevantes dos próximos diasE não deixe de conhecer o nosso novo programa de assinaturas, o Observador Premium

Boa sexta-feira e bom fim-de-semana (infelizmente com o regresso da chuva)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa


Nenhum comentário:

Postar um comentário