sexta-feira, 29 de junho de 2018

Eu, Psicóloga | Qual o perfil do psicólogo? Essa profissão tem a ver com você?



Suas características pessoais são fundamentais para que você faça uma boa escolha sobre qual caminho seguir no mercado de trabalho. Faça as seguintes perguntas para si mesmo: eu sou um bom ouvinte, conselheiro atencioso e tenho convicção sobre os meus pensamentos e decisões? Se a resposta for sim, então, você se encaixa de alguma forma no perfil do psicólogo.

Mas não são apenas essas qualidades que contribuem para a formação de um bom profissional em psicologia. Assim como a mente humana, a área da psicologia é ampla e repleta de possibilidades. Em um mundo onde a velocidade dos negócios e disseminação de informações é altíssima, pode ter certeza que, durante um bom tempo, ainda existirão situações favoráveis para a atuação desse profissional.

Está com dúvidas? Relaxe e confira neste texto se você realmente poderá se tornar um excelente psicólogo no futuro. Listamos a seguir algumas características essenciais para o perfil desse profissional e quais as habilidades devem ser desenvolvidas para trabalhar com o ser humano.

1. Boa comunicação

Para lidar com seres humanos, a comunicação é fundamental. Mas o princípio da comunicação é saber ouvir.

O escritor e pensador mineiro Rubem Alves abordou várias vezes esse tema. Somente assim, podemos compreender os conteúdos que não foram falados diretamente, quais os sentimentos que impulsionaram aquela mensagem e seus objetivos.

Depois de compreender, as mensagens de resposta devem considerar as motivações interiores de seu interlocutor. E, dependendo das motivações que você identificar, a forma de se comunicar será determinante para gerar os efeitos desejados.

2. Ser livre de preconceitos

A missão do psicólogo é lidar com a mente humana. Por isso, qualquer juízo pré-concebido atrapalha a comunicação e aceitação da pessoa aconselhada.

A função desse profissional tem como objetivo derrubar barreiras de comunicação, traumas antigos e hábitos prejudiciais. Então, relacionar-se com um paciente estando preso a preconceitos é uma tarefa difícil.

O candidato a estudante de psicologia deve estar aberto a rever conceitos culturais e de relacionamento ocorridos em sua própria vida e família.

3. Persuasivo

Capacidade de persuasão é a habilidade de apontar soluções sem manipular ou induzir. Em especial, o psicólogo deve ser alguém que conduz o paciente a encontrar a solução dentro de si mesmo.
Para isso, o profissional precisa conhecer e entender o comportamento do paciente, principais virtudes e quais são os pontos de melhoria. Assim é possível tratar os pontos importantes para a mudança de comportamento.

Mas a principal motivação para a persuasão é se colocar ao lado da outra pessoa. Sua motivação para ajudar e entender os sentimentos do outro será o ingrediente mais importante do sucesso nessa carreira.

4. Gosto pela leitura
A paixão pelos livros facilita em muito o caminho em uma faculdade de psicologia. O estudo da mente e comportamento humanos é infindável. Depois de formada, essa paixão lhe permitirá atualizar, crescer e se especializar.

A leitura contribui para a abertura da mente e de seus horizontes na vida. Esse exercício mental traz muitos benefícios, como melhora na concentração, comunicação oral e escrita, além de contribuir para sua imaginação, criatividade e suas horas de relaxamento.
Especialmente como profissional de psicologia, você encontrará na leitura fonte inesgotável para melhor compreensão do ser humano, seus anseios e expectativas.

5. Honestidade
Ainda que essa seja uma característica obrigatória em qualquer profissão, no caso do psicólogo, a honestidade é premissa básica e fundamental na comunicação com o paciente.

As mensagens devem ser diretas, objetivas, acompanhadas de empatia e da firmeza que um bom profissional possui.

A função do psicólogo não é agradar ao paciente, mas ajudá-lo a superar seus problemas e traumas de forma efetiva. É possível comunicar mensagens pouco agradáveis, porém, de maneira gentil e honesta.

6. Curiosidade

A curiosidade humana é responsável pela evolução em vários aspectos da humanidade. Ciência, engenharia, mecânica, todas essas áreas evoluíram em virtude da curiosidade de seus profissionais ao longo dos séculos.

Na psicologia, a curiosidade sobre o comportamento humano — com as suas complexidades e particularidades — tem sido responsável pelos progressos na prevenção e tratamento da mente humana.

A curiosidade a levará a aprender sempre, na busca por uma especialização ou ajudando-a na decisão sobre em qual área da psicologia atuar.

Até mesmo na preparação para entrar em uma faculdade, a curiosidade poderá ser o diferencial. Uma pessoa curiosa derruba facilmente as barreiras nos estudos, é automotivada e não pode ser detida. 

7. Mente aberta

Pense bem. Para ouvir sobre os problemas de alguém, conseguir se conectar à pessoa, se colocar ao lado dela e conseguir persuadi-la a encontrar soluções dentro de si mesma, sua mente deve estar aberta e livre de qualquer barreira, certo?

No mundo em que vivemos, qualquer um sai por aí analisando e julgando os outros. Mas somente um psicólogo consegue acessar o interior do paciente para ajudar a solucionar seus problemas sem que ele se sinta julgado.

Sua mente deve estar aberta para outras possibilidades. Assim como a mente humana, você já sabe que a área da psicologia não tem limites. Portanto, se prepare para um caminho com inumeráveis chances de atuação, sejam elas no trabalho  multiprofissional, interprofissional ou transprofissional.

8. Empatia

Essa habilidade norteia toda a atividade de cuidar da mente humana. Entrar em sintonia com o interior de seu paciente, gerando identificação e entendimento mútuo, abrirá portas para seu sucesso, proporcionando-lhe realização e reconhecimento profissional.

Dentre as habilidades do psicologo, criar empatia é o início de um caminho promissor na carreira e na vida. Por meio dela, você influencia pessoas, compartilha princípios, ideias e ajuda a tornar o mundo um melhor lugar para a convivência social. Um psicólogo é um agente de transformação!

Afinal, conseguir entender o que sente uma pessoa com problemas pode ser a melhor ajuda a lhe oferecer. Desde que você esteja preparada para isso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário