sexta-feira, 29 de junho de 2018


A turma CSU4B da Escola Cantanhede Sul apresentou a peça “Mentes Empreendedoras - Mini Sharks 2018”, nas instalações daquele equipamento escolar.
Perante um júri composto por quatro elementos e um público muito interessado e bastante curioso foram apresentados vários produtos. A mostra consistia essencialmente na exposição de cinco ideias criativas e originais, num período máximo de dois minutos cada, que poderiam ser votadas, não só pelo júri, como também pelo público, através de um dispositivo de votação altamente tecnológico.
Estiveram ainda presentes na iniciativa, a presidente da Junta de Freguesia, Aidil Machado e o vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso, que se congratularam com a apresentação, felicitando todos os intervenientes no projeto, destacando a sua dedicação e entrega, em prol, de um ensino com cada vez mais qualidade e excelência, nunca perdendo de vista o superior interesse dos alunos, bem assim o seu correto e sustentado desenvolvimento.
Durante este ano letivo, a turma CSU4B da Escola Cantanhede Sul, recebeu a visita de Gaspar, o patrono deste projeto e sob orientação da professora Manuela Ramos, representante desta iniciativa para o concelho de Cantanhede, desenvolveu várias atividades na escola, sempre com o objetivo de promover a criatividade, a comunicação, o espírito de iniciativa e de cooperação, desenvolvendo dessa forma o seu perfil empreendedor. De referir que Gaspar visitou inúmeras escolas de toda a Região Centro.
Estas aventuras passaram-se em diferentes contextos e envolveram diferentes amigos e personagens, que ao longo do ano se foram tornando familiares aos alunos. Esta identificação com os personagens, para além de os motivar, foi-lhes suscitando, também, um certo entusiasmo e curiosidade, que os levou a participar no Projeto de forma entusiástica, originando, consequentemente, um maior envolvimento de toda a comunidade escolar.
Este evento surge no âmbito do Projeto de Empreendedorismo “A Aventura do Gaspar” da edição 2017/2018 do programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra”, em que a CIM Região de Coimbra promove a participação das escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico nestas iniciativas, uma vez que, é nesta altura que a personalidade e a consciência das crianças adquirem contornos mais precisos e começam a explorar a sua individualidade. É durante esta fase que constroem uma visão de mundo e de si mesmas como sujeitos, percebendo que num estado de direito têm direitos e deveres. Começa aqui a necessidade de apoiar e incentivar aptidões, iniciativas e valores inerentes à criança, respeitando, no entanto, a sua individualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário