sexta-feira, 29 de junho de 2018

APRESENTAÇÃO DA 5ª EDIÇÃO DO GRAN FONDO SERRA DA ESTRELA





Vai decorrer no próximo dia 8 de Julho a 5ª edição do Gran Fondo Serra da Estrela. Este evento de cicloturismo traz o conceito dos Gran Fondos para o mais carismático e grandioso cenário ciclístico de Portugal.

A Serra da Estrela, como único cenário de alta montanha do nosso país, torna este um Granfondo de características únicas, que o diferencia de outros eventos do género organizados em Portugal, aproximando-o de outros eventos de referência realizados em cenários de alta montanha como os Pirenéus, os Picos da Europa ou os Alpes.

No Granfondo Serra da Estrela os participantes têm a oportunidade de viver na primeira pessoa o desafio das etapas de alta montanha onde o ciclismo como modalidade apaixonante assume o seu máximo expoente. 

Mais do que uma prova, este evento é sobretudo uma festa de celebração do ciclismo para todos, levado a cabo no seu cenário mais icónico, onde acabar, fazendo-o dentro do tempo estipulado pela organização por questões de segurança, será para muitos o verdadeiro desafio e para os que o conseguirem, a grande vitória num dia certamente recheado de emoções fortes.

No próximo dia 8 o objetivo de todos será o ponto mais alto de Portugal Continental, a Torre, o topo dos topos, a 1.993 m de altitude, um local mítico e a mais emblemática chegada das etapas da Volta a Portugal.
ROTATIVIDADE – Retorno Partilhado

O projecto Gran Fondo Serra da Estrela nasceu de uma parceria entre a Ultra Spirit sports, a Entidade de Turismo do Centro de Portugal e os Municípios de Manteigas e de Seia, visando consolidar um evento estruturante para este território e para a sua promoção como destino de férias também no Verão.

De modo a dar o devido retorno deste evento a ambos os municípios, o Gran Fondo Serra da Estrela, com uma calendarização anual, assume um compromisso de rotatividade com o quartel-general da prova (partidas e chegadas) a ser situado alternadamente em Seia e em Manteigas. Após Manteigas ter acolhido as partidas e chegadas na edição de 2017, é a vez de Seia ser em 2018 a sede deste evento.

UMA ORGANIZAÇÃO COMPLEXA

A organização está a cargo do Clube Chronos, em parceria com a Ultra Spirit sports e a PODIUM Events.




Colocar de pé um evento deste género, onde a preocupação máxima se centra na segurança, compatibilizando a passagem dos mais de 1.000 ciclistas com o facto das estradas se encontrarem abertas ao tráfego, é uma tarefa complexa, envolvendo um conjunto de mais de
200 voluntários, forças de segurança dos destacamentos territoriais e de trânsito da GNR e diversos meios de socorro e resgate, sendo especialmente importante o apoio das autarquias de Manteigas e Seia neste enorme plano de apoio a esta prova, assim como das corporações de bombeiros de Manteigas, Seia, S. Romão e Loriga.

PERCURSOS

Como é hábito nestes eventos, os participantes podem escolher entre dois percursos.
O Gran Fondo, com 174 km, vai levar os atletas a alguns dos mais bonitos e espetaculares cenários do Parque Natural da Serra da Estrela, com a paisagem de alta montanha a marcar grande parte deste desafio.

Com o seu início e Seia, a primeira parte do percurso tem como base a vertente sul da Serra da Estrela, para depois da exigente subida para a Lagoa Comprida (conhecida entre os ciclistas como Adamastor), passar para Norte e a partir da vila de Manteigas subir o espetacular Vale Glaciar do Zêzere em direção aos 1.993 m de altitude do Alto da Torre, onde termina o sector cronometrado. Após uns momentos de convívio e de recuperação, os participantes descerão novamente para Seia, onde decorrerá o almoço convívio e a entrega de prémios.

Para os que não estão preparados ou que não pretendam enfrentar o desafio da distância rainha, existe o Medio Fondo, com 97 km, sendo mesmo assim um excelente desafio para quem pretenda fazer a ascensão ao topo da montanha mais alta de Portugal Continental e experimentar a sensação de uma chegada em alto duma verdadeira etapa de montanha.

PARTICIPAÇÃO

A edição deste ano, e a cerca de uma semana do encerramento das inscrições conta já com cerca de um milhar de atletas inscritos, com destaque para os 20% de participantes estrangeiros, em representação de 14 países, concretizando uma das apostas deste projecto que é o da sua crescente internacionalização, aumentando de ano para ano a promoção externa da Serra da Estrela.

O impacto deste evento ultrapassa, no entanto, estes números já que a conduta normal dos participantes deste tipo de eventos é o de virem com a família e acompanhantes, o que pode aumentar para mais de 2.000 pessoas o número total de pessoas a deslocarem-se para a Serra da Estrela com o propósito de participar neste evento.

Tal como se observou nas outras edições, os resultados para a economia local são significativos, com especial enfoque nas unidades hoteleiras da região.



PROGRAMA

7 de Julho de 2018 (sábado)

14:30 h – 19:00 h – Secretariado – Levantamento da documentação e receção dos atletas (Largo António Borges Silva – junto à Câmara Municipal de Seia).
14:30 h – 19:00 h – Expo Gran Fondo Serra da Estrela e zona de (Largo António Borges Silva – junto à Câmara Municipal de Seia).

8 de Julho de 2018 (Domingo)

07:00 h - 8:00 h - Secretariado atletas (Largo António Borges Silva – junto à Câmara Municipal de Seia).
08:30 h - Partida para o 5º Gran Fondo Serra da Estrela - Gran Fondo e Medio Fondo (Largo António Borges Silva – junto à Câmara Municipal de Seia).
10:45 h - Meta - Chegada dos primeiros atletas do Medio Fondo (Torre - Cume da Serra da Estrela) - Controle Final de Tempo, Abastecimento e Recolha de Saco com Roupa)
13:00 h - Meta - Chegada dos primeiros atletas do Gran Fondo (Torre - Cume da Serra da Estrela) - Controle Final de Tempo, Abastecimento e Recolha de Saco com Roupa)
16:00 h - Cerimónia de entrega de prémios (Largo António Borges Silva – junto à Câmara Municipal de Seia).
16:30 h - Meta - Chegada dos últimos atletas - encerramento da meta (Torre - Cume da Serra da Estrela) - Controle Final de Tempo, Abastecimento e Recolha de Saco com Roupa)
11:15 h - 18:30 h - Pasta Recovery e Expo Gran Fondo Serra da Estrela - animação (Largo António Borges Silva – junto à Câmara Municipal de Seia).

PARCEIROS

- Entidade Regional de Turismo do Centro
- Câmara Municipal de Seia
- Câmara Municipal de Manteigas
- União de Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros
- Federação Portuguesa de Ciclismo
- Infraestruturas de Portugal
- Associação Geopark Estrela
- BTT Seia
- SCOTT Portugal
- KIA
- Compex
- THULE
- Sponser
- Illy
- Emptybox
- Look
- GOBIK


Esta Nota de Imprensa está disponível em versão digital no site oficial do evento em

Em caso de dúvida ou para obter mais informações, a organização pode ser contactada por email para info@granfondopremium.com ou por telefone para o 967 422 831 (António Queiroz).



Nenhum comentário:

Postar um comentário