segunda-feira, 18 de junho de 2018

O nosso documentário sobre Pedrógão. E o dia dos exames

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 

Bom dia! 
Fechado o fim-de-semana,
é tempo de o pôr a par das notícias:

Iván Duque venceu as presidenciais na Colômbia. Duque é apoiado pelo antigo Presidente Álvaro Uribe, e opõem-se ao acordo de paz com as FARC - ainda muito contestado pela sociedade colombiana. No discurso de vitória Duque prometeu fazer "correcções" ao acordo.
A chegada do Aquarius a Valência foi um dia de gratidão. Terminou finalmente a odisseia das mais de 600 pessoas que viram a sua entrada em Itália recusada. Valência recebeu-os com emoção. Começa agora um longo período de espera para saberem se conseguem asilo.
O Mundial trouxe duas surpresas no arranqueo Brasil desiludiu contra a Suíça (mas talvez tenha razão de queixa do árbitro); e o campeão do mundo caiu aos pés do México, onde o golo de Hirving Lozano até os sismógrafos fez saltar.
Em Lisboa aterrou Mihajlovicapontado como sucessor de Jesus no Sporting. A dúvida não é tanto se chega ao Estádio, é mais se chega a sentar-se no banco. 

Os títulos do dia

Hoje é dia de exames nacionais - e a nossa manchete conta que a fuga de informação de há um ano não alterou as regras de segurança nas provas. Fala também da guerra aberta entre Governo e sindicatos, que parece estar para durar com esta greve às avaliações. Contamos-lhe ainda como o PCP dificulta o sucesso de uma iniciativa de professores na AR, que o PSD quer mudar horários dos exames a partir do próximo ano. E deixamos-lhe um guia gráfico para ajudar quem vai a exame. No editorial do dia, eu ainda lhe deixo uma pergunta: e se o ministro fosse a exame?
Vamos aos outros títulos que fazem o dia?
Costa vai fazer um périplo por África - e passará finalmente por Angola, anunciou Marques Mendes.
O PS está a perder gás nas sondagens, pelo menos na hoje publicada pelo CM e Negócios.

O nosso documentário

Passado um ano do incêndio de Pedrógão Grande, há uma pele que se regenera, casas que se reconstroem e rotinas que se retomam. A Liliana Valente e a Sibila Lund acompanharam de perto o dia-a-dia da comunidade depois do incêndio: Zeca e Vítor, dois feridos graves; Neil e Catherine e os seus vizinhos Isilda e Aires, dois casais que viram a sua casa arder; e um pintor, João ‘Viola’, que pintou a raiva num quadro e utilizou a arte para expressar a sua dor e ajudar a comunidade.
Ontem, o dia em que passou um ano sobre o incêndio de Pedrógão, elas lançaram o documentário a que, não por acaso, chamaram Eis que fazem novas todas as coisas. É uma história de esperança, um documento cheio de luta, de alma, de dignidade, que estreou numa sala do cinema São Jorge carregada de lágrimas e aplausos para os verdadeiros heróis desta tragédia.
É a homenagem que podemos fazer a uma população que ficou com uma cicatriz para a vida, como a Ana Maia conta nesta reportagem que publicámos no P2 de ontem. É a nossa maneira de cuidar de uma comunidade "em risco de colapso psicológico", como descreveu a Liliana nesta outra reportagem cheia de vida e cuidados. É a nossa maneira de exorcizar uma tristeza, em nada comparável à deste homem que pôs a sua raiva numa pintura. É a nossa maneira de lutar com um sorriso, num exemplo nem comparável à destas famílias que para lá foram viver agora, fazendo de Pedrógão a sua nova casa. É a nossa maneira de lutar contra uma tristeza que demora muito a passar, como nos conta a Patrícia Carvalho, que voltou lá agora com o Paulo Pimenta.
Para eles, para sempre, fica a nossa vénia: Eis que fazem novas todas as coisasCom a promessa de que voltaremos sempre a eles - e às perguntas que têm que ser feitas.

Hoje na agenda 

Por cá, é dia de jornadas parlamentares do PSD, dedicadas à recuperação da confiança no Interior. Dia também de formalizar o acordo de concertação social sobre matérias laborais (que já parece fora de validade). É também apresentado o relatório do Observatório Português dos Sistemas de Saúde. E, claro, é o primeiro dia dos exames nacionais que põem os alunos à prova.
Lá por fora, Merkel recebe Giuseppe Conte para discutir a reforma do euro e a política de imigração europeia, num momento em que o tema faz tremer a coligação alemã. Em Espanha, este é o dia em que Urgandarin deve entrar na prisão.
No Mundial de futebol, é dia de a Inglaterra e da Bélgica entrarem em, este último jogando contra o estreante Panámá - cujo treinador já prometeu beber uma garrafa de vodka se conseguir passar a primeira fase. 
Tenha um dia bom!
Até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário