segunda-feira, 18 de junho de 2018

360º - Cliente Mistério: fomos a 14 bancos para mudar de conta e nenhum cumpre lei. Mais: Sporting já tem treinador; favoritos falham no Mundial

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Primeiro foi a Alemanha, depois foi o Brasil. O Mundial não está fácil para os favoritos: o Brasil empatou com a Suíça e a Alemanha perdeu com o México. (Aliás, como reparou o Bruno Roseiro, os adeptos mexicanos tomaram conta da Rússia.)

Por falar em México, Bruno Vieira Amaral escreve mais uma das suas crónicas diárias sobre o Mundial: "A nação mexicana bem pode agradecer o sucesso às mulheres dos jogadores como Shantal Mayo, a metade da laranja de Héctor Herrera, tão bom a organizar o meio-campo como a organizar bacanais". 
 
A melhor coisa é ver um golo no estádio; a segunda melhor coisa é vê-lo em 3D. Aqui, está o golo do Brasil; e aquiestão os do México e da Sérvia.
 
Na realidade, há outra forma divertida de rever os golos. Já viu os golos de Ronaldo à Espanha em Lego? (E, já agora, a despropósito: já viu o novo busto de Ronaldo no aeroporto da Madeira?)
 
Agora que Portugal e Brasil já jogaram, sobra a pergunta: porque é que tantos brasileiros torcem contra nós no Mundial? A resposta envolve Neymar e ouro.
 
No Observador, já estamos a seguir o dia de hoje ao minuto. Suécia e Coreia do Sul jogam às 13h e estreiam-se a Bélgica e a Inglaterra. Pode acompanhar o liveblog do Mundial aqui.
 
 
Mais informação importante

Marcelo quer passar férias em Agosto nas zonas afectadas pelos fogos de há um ano - e incentiva os portugueses a seguirem-lhe o exemplo. O Presidente revelou os seus planos durante uma homenagem às vítimas dos incêndios.

Quem não estava na cerimónia era António Costa. O primeiro-ministro não foi convidado pela associação de vítimas de Pedrógão Grande. À saída da missa celebrada ontem na região, Costa repetiu que Portugal devia ter estado “mais alerta a tempo e horas” para evitar a tragédia. Isso, ninguém contesta.

Na greve às avaliações, o grande impacto começa hoje,com a Fenprof a entrar na paralisação. Os alunos com negativas e exames são os mais afetados.

O calendário foi dado por Marques Mendes no seu comentário na SIC: a visita de António Costa a Angola acontece “provavelmente na segunda quinzena de julho”.

O PS está a afastar-se da maioria absoluta, conclui uma sondagem da Aximage publicada hoje no Negócios e no CM. Os socialistas estão a cair há quatro meses.

Os juízes defendem que os condenados em segunda instância cumpram pena de prisão ainda antes da decisão transitar em julgado, mesmo que continuem a recorrer. A medida pretenderia travar manobras dilatórias de arguidos poderosos, escreve o JN.

Já está confirmado oficialmente: a oferta de compra da Altice fracassou e a Prisa fica com a TVI. Resta saber se os espanhóis vão procurar outro comprador ou não.

Iñaki Urdangarin, cunhado do Rei de Espanha, entregou-se na prisão para cumprir uma pena de cinco anos por corrupção. Escolheu Brieva, uma cadeia feminina onde ficará numa ala à parte que já foi usada por homens.

Normalmente silenciosa, Melania Trump falou sobre a polémica relativa aos filhos de imigrantes separados dos pais na fronteira e colocados em celas. A primeira dama diz que "detesta" ver o que está a acontecer e acrescentou: “Temos de ser um país que governe com coração”. Mas o New York Times chama a atenção para o facto de Melania descrever o problema usando a narrativa do marido, segundo a qual a culpa é dos dois partidos.

O novo presidente da Colômbia anunciou que o seu governo vai fazer correções no acordo de paz com as FARC. Iván Duque, eleito ontem com 53,97%, quer "garantir a verdade, justiça e reparação".
 
Tudo indica que o Sporting já tem treinador. O sérvio Mihajlovic chegou ontem à noite a Lisboa e deve assinar hoje. Enquanto isso não acontece, Bruno de Carvalho continuou a usar o Facebook para atacar os críticos. Desta vez, foram Marta Soares, Ricciardi, Abrantes Mendes e José Eduardo.

Hoje devia ser o primeiro dia de trabalho da nova comissão de gestão, que substituiria Bruno de Carvalho, mas o presidente do Sporting já avisou que não lhes dá a chave da porta. Veremos o que faz Artur Torres Pereira. O homem escolhido por Marta Soares é médico, amigo de Eduardo Barroso e antigo deputado do PSD. Em tempos disse que Bruno de Carvalho era "fascinante", mas depois zangaram-se. Conheça melhor o seu perfil.


Os nossos Especiais

Os bancos garantem que prestam o serviço de mudança de conta, previsto na lei há cinco meses - mas a verdade é que nenhum cumpre as regras. Nas agências que o Observador visitou como cliente mistério, os funcionários dizem que não existe. Foram 24 agências de 14 bancos diferentes. Os resultados estão aqui.

A mala mais famosa do mundo - a Birkin - nasceu de um simples encontro. Em 1983, Jane Birkin e o empresário Jean-Louis Dumas cruzaram-se num avião para Londres. Ela deixou cair tudo no chão, ele era o herdeiro da Hermès. O Mauro Gonçalves conta a história.
 
 
A nossa Opinião

Alexandre Homem Cristo​ escreve "A extinção dos contratos de associação": "Nas situações em que as escolas com contrato de associação prestam um serviço educativo melhor que a escola estadual, qual o sentido de extinguir o contrato e optar pela pior solução para os alunos?"

Luís Rosa​ escreve "Em nome da memória": "Entre responsáveis que falam da possibilidade de uma nova tragédia nos incêndios florestais e um PM que parece ter regressado ao passado, só há uma certeza: é tudo perigosamente semelhante a 2017".

João Carlos Espada​ escreve "Patriotismo, Cosmopolitismo e Democracia": "Na origem da primeira democracia moderna esteve uma declaração universalista (e cosmopolita) para sustentar uma decisão particularista (e patriótica) de criação de uma nova nação".


Notícias surpreendentes
 
Beyoncé e Jay-Z lançaram um álbum surpresa em conjunto. O disco, composto por nove músicas e intitulado Everything is Love, foi divulgado no serviço de streaming Tidal, que em parte pertence ao rapper.

“Os meus filhos são muito novos, mas gostava que eles fossem gays.” O desejo é de Ricky Martin, pai de Matteo e Valentino, de 9 anos. O cantor deixou uma mensagem a quem ainda não assumiu a sua homossexualidade: "Vai correr tudo bem. Só tens de ser tu próprio, amar-te."
 
O WhatsApp atualizou a lista de telemóveis e dos sistemas operativos nos quais a aplicação vai deixar de funcionar a partir de dezembro de 2018 e fevereiro de 2020. Descubra quais são aqui.
 
Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Seja um Observador /premium
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário