Enquanto dormia...
Primeiro foi a Alemanha, depois foi o Brasil. O Mundial não está fácil para os favoritos: o Brasil empatou com a Suíça e a Alemanha perdeu com o México. (Aliás, como reparou o Bruno Roseiro, os adeptos mexicanos tomaram conta da Rússia.)
Por falar em México, Bruno Vieira Amaral escreve mais uma das suas crónicas diárias sobre o Mundial: "A nação mexicana bem pode agradecer o sucesso às mulheres dos jogadores como Shantal Mayo, a metade da laranja de Héctor Herrera, tão bom a organizar o meio-campo como a organizar bacanais".
A melhor coisa é ver um golo no estádio; a segunda melhor coisa é vê-lo em 3D. Aqui, está o golo do Brasil; e aquiestão os do México e da Sérvia.
Na realidade, há outra forma divertida de rever os golos. Já viu os golos de Ronaldo à Espanha em Lego? (E, já agora, a despropósito: já viu o novo busto de Ronaldo no aeroporto da Madeira?)
Agora que Portugal e Brasil já jogaram, sobra a pergunta: porque é que tantos brasileiros torcem contra nós no Mundial? A resposta envolve Neymar e ouro.
No Observador, já estamos a seguir o dia de hoje ao minuto. Suécia e Coreia do Sul jogam às 13h e estreiam-se a Bélgica e a Inglaterra. Pode acompanhar o liveblog do Mundial aqui.
Mais informação importante
Marcelo quer passar férias em Agosto nas zonas afectadas pelos fogos de há um ano - e incentiva os portugueses a seguirem-lhe o exemplo. O Presidente revelou os seus planos durante uma homenagem às vítimas dos incêndios.
Quem não estava na cerimónia era António Costa. O primeiro-ministro não foi convidado pela associação de vítimas de Pedrógão Grande. À saída da missa celebrada ontem na região, Costa repetiu que Portugal devia ter estado “mais alerta a tempo e horas” para evitar a tragédia. Isso, ninguém contesta.
Na greve às avaliações, o grande impacto começa hoje,com a Fenprof a entrar na paralisação. Os alunos com negativas e exames são os mais afetados.
O calendário foi dado por Marques Mendes no seu comentário na SIC: a visita de António Costa a Angola acontece “provavelmente na segunda quinzena de julho”.
O PS está a afastar-se da maioria absoluta, conclui uma sondagem da Aximage publicada hoje no Negócios e no CM. Os socialistas estão a cair há quatro meses.
Os juízes defendem que os condenados em segunda instância cumpram pena de prisão ainda antes da decisão transitar em julgado, mesmo que continuem a recorrer. A medida pretenderia travar manobras dilatórias de arguidos poderosos, escreve o JN.
Já está confirmado oficialmente: a oferta de compra da Altice fracassou e a Prisa fica com a TVI. Resta saber se os espanhóis vão procurar outro comprador ou não.
Iñaki Urdangarin, cunhado do Rei de Espanha, entregou-se na prisão para cumprir uma pena de cinco anos por corrupção. Escolheu Brieva, uma cadeia feminina onde ficará numa ala à parte que já foi usada por homens.
Normalmente silenciosa, Melania Trump falou sobre a polémica relativa aos filhos de imigrantes separados dos pais na fronteira e colocados em celas. A primeira dama diz que "detesta" ver o que está a acontecer e acrescentou: “Temos de ser um país que governe com coração”. Mas o New York Times chama a atenção para o facto de Melania descrever o problema usando a narrativa do marido, segundo a qual a culpa é dos dois partidos.
O novo presidente da Colômbia anunciou que o seu governo vai fazer correções no acordo de paz com as FARC. Iván Duque, eleito ontem com 53,97%, quer "garantir a verdade, justiça e reparação".
Tudo indica que o Sporting já tem treinador. O sérvio Mihajlovic chegou ontem à noite a Lisboa e deve assinar hoje. Enquanto isso não acontece, Bruno de Carvalho continuou a usar o Facebook para atacar os críticos. Desta vez, foram Marta Soares, Ricciardi, Abrantes Mendes e José Eduardo.
Hoje devia ser o primeiro dia de trabalho da nova comissão de gestão, que substituiria Bruno de Carvalho, mas o presidente do Sporting já avisou que não lhes dá a chave da porta. Veremos o que faz Artur Torres Pereira. O homem escolhido por Marta Soares é médico, amigo de Eduardo Barroso e antigo deputado do PSD. Em tempos disse que Bruno de Carvalho era "fascinante", mas depois zangaram-se. Conheça melhor o seu perfil.
Os nossos Especiais
Os bancos garantem que prestam o serviço de mudança de conta, previsto na lei há cinco meses - mas a verdade é que nenhum cumpre as regras. Nas agências que o Observador visitou como cliente mistério, os funcionários dizem que não existe. Foram 24 agências de 14 bancos diferentes. Os resultados estão aqui.
A mala mais famosa do mundo - a Birkin - nasceu de um simples encontro. Em 1983, Jane Birkin e o empresário Jean-Louis Dumas cruzaram-se num avião para Londres. Ela deixou cair tudo no chão, ele era o herdeiro da Hermès. O Mauro Gonçalves conta a história.
A nossa Opinião
Alexandre Homem Cristo escreve "A extinção dos contratos de associação": "Nas situações em que as escolas com contrato de associação prestam um serviço educativo melhor que a escola estadual, qual o sentido de extinguir o contrato e optar pela pior solução para os alunos?"
Luís Rosa escreve "Em nome da memória": "Entre responsáveis que falam da possibilidade de uma nova tragédia nos incêndios florestais e um PM que parece ter regressado ao passado, só há uma certeza: é tudo perigosamente semelhante a 2017".
João Carlos Espada escreve "Patriotismo, Cosmopolitismo e Democracia": "Na origem da primeira democracia moderna esteve uma declaração universalista (e cosmopolita) para sustentar uma decisão particularista (e patriótica) de criação de uma nova nação".
Notícias surpreendentes
Beyoncé e Jay-Z lançaram um álbum surpresa em conjunto. O disco, composto por nove músicas e intitulado Everything is Love, foi divulgado no serviço de streaming Tidal, que em parte pertence ao rapper.
“Os meus filhos são muito novos, mas gostava que eles fossem gays.” O desejo é de Ricky Martin, pai de Matteo e Valentino, de 9 anos. O cantor deixou uma mensagem a quem ainda não assumiu a sua homossexualidade: "Vai correr tudo bem. Só tens de ser tu próprio, amar-te."
O WhatsApp atualizou a lista de telemóveis e dos sistemas operativos nos quais a aplicação vai deixar de funcionar a partir de dezembro de 2018 e fevereiro de 2020. Descubra quais são aqui.
Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário