Enquanto dormia...
... ao sétimo dia de fogo consecutivo em Monchique, dez localidades foram evacuadas durante a noite, mas situação parece ter acalmado de manhã. As ordens são para retirar as pessoas dos locais em perigo dê por onde der e houve quem fosse tirado de cima do telhado de casa, quem acusasse a GNR de ser algemado e bombeiros obrigados a mergulhar em canais de água de rega para ir buscar gente isolada em Enxerim: "Não quero que esta seja a sua última casa", justificavam-se. Mas há também quem chore: “Isto era o meu tesouro, perdi tudo". As reportagens e as fotos (impressionantes) são do João Porfírio.
O descontrolo do fogo ganhou proporções cuja destruição é possível ver neste vídeo de um drone. E escureceu o céu das praias algarvias, enchendo de cinzas os areais, como mostram várias fotos.
Para António Costa, no entanto, Monchique é a “exceção que confirma o sucesso” no combate aos incêndios. O primeiro-ministro até avisou que o fogo vai continuar nos próximos dias e que só a "vela de um bolo de aniversário todos apagamos com um sopro".
Mais explicações. O comando nacional da Proteção Civil assumiu o comando das operações dois dias depois do tempo: a liderança devia ter acontecido às 2h00 de sábado e só aconteceu esta terça, escreve o Público. Mas a substituição do comandante distrital, que já falhara no passado, desta vez aconteceu por um processo automático.
A preocupação, no entanto, chegou à Casa de Bragança. D. Afonso, filho de D. Duarte, está em estágio nos Bombeiros Voluntários de Lisboa. Ainda tem muito que aprender para poder apagar fogos, mas é essa a sua intenção.
Do Algarve para o mundo. A Argentina voltou a chumbar a legalização do aborto até às 14 semanas. Depois de um debate de 15 horas, o 'não' venceu no Senado pela sétima vez, apesar da enorme mobilização de jovens. O país do Papa mantém-se com uma lei de 1921.
Na Venezuela, o Supremo mandou deter o líder da oposição e ex-presidente do Congresso por envolvimento no alegado atentado contra Nicolàs Maduro. O Governo venezuelano revelou também vários vídeos que diz mostrarem que os atacantes foram treinados na Colômbia, tinham promessa de residência nos EUA e terão recebido 43 milhões de dólares.
Um novo sismo de magnitude 5,9 atingiu já esta quinta-feira a ilha Lombok, na Indonésia. É o terceiro no espaço de 11 dias. O passado domingo fez já 164 mortos.
Outra informação relevante
A taxa de desemprego voltou a diminuir para 6,7% e está em mínimos de 2004. O emprego cresceu mais entre as mulheres e trabalhadores com mais de 65 anos. O sector do imobiliário foi o que teve o crescimento mais expressivo.
Quase 2.400 veículos BMW serão chamados à revisão em Portugal. Uma investigação do fabricante revelou que o mau funcionamento do escape pode, em casos extremos, originar um fogo em alguns modelos com motores a gasóleo. O melhor é saber porquê.
Um burla com carros usados e importados está a preocupar as seguradoras. Os automóveis são comprados no estrangeiro, valorizados em Portugal e depois passam por uma simulação de furto. Cada um pode render 10 mil euros aos burlões, conta o JN.
Apesar na situação de caos nos comboios, as Finanças fizeram cativações de mais de 100 milhões ao sector. Congelaram aos transportes ferroviários 100,4 milhões de despesas com aquisição de bens, serviços e projectos. São 16% do total de cativações, diz o Jornal de Negócios.
No Sporting, afinal o prazo para apresentar candidaturas às eleições mudou de um dia para o outro. Literalmente. Era para ter terminado ontem às 18 horas. Agora só termina hoje. Rui Jorge Rego foi o oitavo a formalizar a sua lista. Antes, Dias Ferreira tinha-se apresentado e recusado fusões.
No primeiro debate faltaram metade das listas e falou-se de metade dos temas, mas a parte financeira surgiu como o principal problema. O Bruno Roseiro resumiu tudo neste título "Dos 120 milhões a breve prazo ao jogador que ganha cinco milhões sem jogar".
Pelo meio os leões têm mais um caso para entregar na FIFA. Rafael Leão, um dos jogadores que rescindiu após as agressões na Academia, assinou pelo Lille.
No futebol internacional foram as transferências de guarda-redes a dar que falar. O Real Madrid foi buscar o belga Thibaut Courtois ao Chelsea, que o substituiu de imediato pelo espanhol do Bilbao Kepa Arrizabalaga. Pormenor: Kepa custou 80 milhões de euros e tornou-se o defensor de balizas mais caro de sempre.
Nos Europeus de Natação, foi batido o recorde mundial dos 50 metros costas. Por um jovem russo com borbulhas, que usa uma touca cor de rosa e que nem se apercebeu do que se tinha passado. Faz parte de uma nova geração que vai dar que falar, este Kliment Kolesnikov.
Os Estados Unidos também vão impôr sanções à Rússia por causa do envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal e da sua filha no Reino Unido. Tudo passará por restringir a exportação de tecnologia sensível.
Ainda nos EUA, as 11 crianças que foram encontradas no Novo México mantidas em cativeiro estariam a ser treinadas para tiroteios em escolas.
A Bélgica concedeu eutanásia a menores com 9, 11 e 17 anos. São os casos mais jovens de sempre a receber autorização para morte medicamente assistida.
O Governo de São-Tomé diz ter impedido uma “acção terrorista” que pretendia sequestrar o Presidente e assassinar o primeiro-ministro. Há três espanhóis detidos.
Os nossos Especiais
Nilton foi o segundo convidado do Observador Summer Sessions, as entrevistas no nosso terraço. Na conversa com o Gonçalo Correia deu para falar da maldição Soraia Chaves e do sem-abrigo que foi da seleção do Brasil. Dos pais e dos refugiados. De Robles e de Câncio. Mas houve também um telefonema surreal para Sousa Cintra, que pode ver no vídeo.
A nossa opinião
- Eu escrevo sobre "Quando é que Costa nos dá uma explicaçãozinha?": "Costa aparece primeiro como expert de gabinete, a exibir-se no controlo via Twitter. E depois a mostrar-se especialista insensível a 200 km de distância. Mas ainda não explicou o negócio SIRESP".
- Gabriel Mithá Ribeiro escreve "Que se lixem os 5’s de Outubro, os 28’s de Maio e os 25’s de Abril": "O correr dos séculos colocou os portugueses comuns nas mãos de elites toxicodependentes de ruturas políticas. Celebrar tantas revoluções contribui para perpetuar no tempo as causas do atraso português."
- Margarida Mano escreve sobre "Como avaliar um Governo que não gosta de avaliações?": "A atual política da Educação assenta num experimentalismo centralmente iluminado, sem sustentação empírica e onde a avaliação, central numa visão humanista de melhoria da sociedade, é desvalorizada".
Notícias surpreendentes
Nas estreias da semana nas salas da cinema, o destaque vai para “Vendeta”, da francesa Coralie Fargeat. O filme sobre a vingança de uma rapariga dos três homens que a violaram e tentaram matar é, segundo o Eurico de Barros, sensacionalista, primário e grotesco. Mas há outras sugestões.
Ainda Robert Redford, cuja carreira está prestes a chegar ao fim. Porque apesar de todo o sucesso que o actor alcançou, a sua vida familiar foi marcada por vários dramas.
Isto hoje é só cinema. Porque vamos ter um novo Óscar — para os filmes mais populares —, a cerimónia mais esperada de Hollywood vai ser mais curta e vai acontecer mais cedo em 2020 (logo no início de Fevereiro).
Para desenjoar, comida e música. Que é como quem diz, o festival “Chefs on Fire". Uma fogueira no chão de 90 metros quadrados, sete chefs e seis músicos portugueses.
Terá de ficar de água na boca até setembro, mas até lá não lhe faltarão boas notícias no Observador. Conheça ainda o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium.
Boa quinta-feira
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário