terça-feira, 28 de agosto de 2018

Câmara cede instalações à associação Atlas


A Câmara Municipal deliberou ceder uma sala no antigo Edifício da Ivima, situado na Avenida 1º de Maio, na Marinha Grande, à Atlas - Associação de Cooperação para o Desenvolvimento, para instalação do gabinete de apoio e atendimento aos beneficiários e voluntários dos projetos “Velhos Amigos” e “Escolas Solidárias”.

O espaço tem a área de 60,42 m2 e vai ser cedido por um período de dois anos, renovável anualmente, em regime de comodato, considerando que a ATLAS necessita de um espaço físico na Marinha Grande, onde possa receber os voluntários, para lhes dar informação, promover reuniões e formação de novos voluntários, e os beneficiários que ainda têm mobilidade.

A Atlas desenvolve o projeto “Escolas Solidárias” a agregados familiares que apresentam condições socioeconómicas fragilizadas, cujos filhos pertencem aos Agrupamentos de Escolas Marinha Grande Nascente e Poente. Neste âmbito, é garantido o fornecimento de cabazes mensais, compostos por produtos alimentares e de higiene, a oferta de manuais escolares, de consultas médicas, de lentes e armações de óculos.

A associação é ainda responsável pelo projeto “Velhos Amigos”, que se destina a prestar apoio a idosos em situação de isolamento e/ou vulnerabilidade. Trata-se de um projeto que procura canalizar os recursos das comunidades locais em prol de populações mais desfavorecidas e dá resposta ao isolamento e à falta de qualidade de vida dos idosos, de um modo não convencional, retardando a necessidade de ingresso em Unidades de Cuidados Continuados e em lares.

Todos os sábados, sem interrupção, equipas constituídas por dois voluntários disponibilizam o seu tempo para fazerem chegar aos 16 beneficiários as refeições para o fim-de-semana, fornecidas por entidades / restaurantes locais solidários. Dependendo da disponibilidade dos voluntários, há idosos que são acompanhados a consultas médicas, às compras, em pequenos passeios ou nas atividades do dia-a-dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário