quarta-feira, 5 de setembro de 2018

360º - O homem que derrubou Nixon escreve livro demolidor sobre Trump. Benfica arrisca ficar fora das competições até três anos

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
O Benfica e Paulo Gonçalves foram acusados de corrupção no caso e-toupeira. O clube arrisca uma suspensão de participação em provas desportivas que pode ir de 6 meses a três anos.

O Benfica reagiu queixando-se de ainda não ter sido notificado e considerando a acusação “absurda e injustificada”.

No Sporting, houve alguma confusão na corrida à presidência. Pedro Madeira Rodrigues e José Maria Ricciardi negociaram um acordo durante a madrugada para irem a votos em conjunto no dia 8, mas Ricciardi não terá aceitado e a solução encontrada passou pela desistência de Madeira Rodrigues.

Nas horas decisivas, o Observador estava a acompanhar Madeira Rodrigues. O Bruno Roseiro passou todo o dia em que foi tomada a opção nos bastidores com o então candidato. Teve aulas com um personal trainer em casa e rezou no quarto da vidente Jacinta num mosteiro na Estrela, em Lisboa.

Não se sabe se haverá mais desistências, mas pelo menos Tavares Pereira garante que vai até ao fim. E anunciou que, se ganhar, abdica de receber ordenado.

Na campanha de Ricciardi, há mais uma polémica. Adrien Silva, que agora está no Leicester, negou as notícias que avançaram um “princípio de acordo” com o candidato para voltar ao clube, caso este vença as eleições. José Eduardo, responsável pelo futebol de Ricciardi, garante: "Reunimos e houve acordo".


Mais informação importante

“Em muitas matérias houve avanços significativos.” Com apenas uma frase, Jerónimo de Sousa mostrou o que pensa sobre a atual procuradora-geral da República. E, assim, Joana Marques Vidal deixou de ser apenas a "candidata da direita" ao cargo, como diziam alguns críticos. A possível recondução decide-se em breve.

Marcelo Rebelo de Sousa respondeu às perguntas dos alunos da Universidade de Verão do PSD e, mais uma vez, mostrou o seu estilo peculiar. Das 28 questões, devia ter escolhido apenas duas - mas decidiu dar resposta a todas. Uma, foi um desabafo: “É cada vez mais difícil ser-se Presidente da República”. Outra, um desejo: "Espero que nas próximas legislativas os eleitores escolham a pensar numa solução que sirva Portugal".

Outra intervenção surpreendente na Universidade de Verão do PSD: a do líder da UGT. Carlos Silva afirmou: “Não aceitamos que nos digam: acabou-se a austeridade. Não acabou nada”.

Comissão Europeia está preocupada porque acha que o descongelamento das carreiras dos professores pode fazer derrapar o défice. Mas defende que a economia portuguesa está robusta.

Ainda sobre educação: um relatório da Comissão Europeia revela que mais de metade das baixas nessa área em Portugal eram fraudulentas. A notícia é do Negócios.

A Caixa Geral de Aposentações atribuiu 552 pensões antecipadas em 2017, o número mais baixo dos últimos cinco anos. Segundo a própria CGA, há um “um decréscimo expressivo”.

O presidente da CP foi ontem ao Parlamento dizer que a operadora precisa de 90 milhões de euros para o serviço público. E, sobre outro tema do momento, a eventual descida do preço dos passes, afirmou que a empresa "não foi envolvida, nem sabe rigorosamente nada".

Rui Rio também falou sobre a polémica dos passes. O líder do PSD explicou: “Há eleições em 2019 e os votos estão em Lisboa e no Porto”.

Um milhão de euros: foi ontem entregue o Prémio Champalimaud de Visão, que este ano distinguiu uma terapia genética para a cegueira infantil.

50 milhões de euros: também ontem, soube-se que o neto do fundador da marca de iogurtes Danone doou este valor à Fundação Champalimaud para a criação de um centro de investigação dedicado ao tratamento e investigação do cancro do pâncreas. O novo Botton-Champalimaud Pancreatic Center ficará junto à fundação.

Na Operação Marquês há muitas movimentações porque amanhã acaba o prazo para pedidos de instrução do processo:

O homem que substituirá Lula da Silva se ele não se puder mesmo candidatar à presidência do Brasil está (surpresa) com problemas na justiça. Fernando Haddad, que neste momento é candidato a vice-presidente pelo PT, foi acusado de corrupção e de branqueamento de capitais por ter recebido luvas.


Os nossos Especiais
 
Bob Woodward, o homem que derrubou Nixon, escreveu um livro sobre a presidência Trump. "Fear: Trump in The White House" ainda não chegou às livrarias mas já foram divulgados alguns excertos longos que estão a causar polémica. Há detalhes sobre o risco de prisão, sobre reuniões secretas e sobre a necessidade de ocultar documentos por parte de Trump. Woodward é uma espécie de cronista da presidência, tendo escrito vários livros sobre os ocupantes do cargo.

“É possível que a tecnologia deixe algumas pessoas mesmo muito ricas e outras muito pobres.” David Autor, professor no MIT, diz em entrevista à Ana Pimentel que, na revolução tecnológica, a distribuição de riqueza é aquilo que nos deve mesmo preocupar.


A nossa Opinião

Luís Aguiar-Conraria escreve "Medina dos Bosques": "A minha irritação decorre de se chamar o país inteiro a pagar uma política de que apenas beneficia a Área Metropolitana de Lisboa. Ser o Orçamento do Estado a pagar esta política viola o bom senso".

Maria João Marques escreve "Hora de verão sempre":"Desta vez, a UE acertou. Os daylight savings foram um estratagema magicado na altura do uso intensivo do carvão para poupar energia. O que não é exatamente uma descrição apurada do mundo atual".

Vicente Ferreira da Silva escreve "Do poder e da (ir)responsabilidade": "Com esta 'descentralização' o governo transfere responsabilidades constitucionais mantendo indemnes as prerrogativas decisórias, o que vai provocar um decréscimo da qualidade de vida dos portugueses".


Notícias surpreendentes

O diretor do Museu Nacional do Rio, que ardeu esta semana, falou ao Observador. “O Brasil não cuida da sua história”, disse Alexander Kellner ao Bruno Horta. Garante que faltou água para combater o fogo e não acredita em mão criminosa.

Quais são os livros que pode esperar até ao final do ano? Está tudo aqui, numa lista muito bem ordenada.

Um engenheiro da SpaceX revelou os planos de Elon Musk para colonizar Marte. O objetivo é construir cidades que sirvam de “unidade de backup” para a humanidade, caso um evento catastrófico acabe com a vida na Terra. 

Um mês depois do recorde da Apple, a Amazon tornou-se ontem na segunda empresa norte-americana cotada a valer 1 bilião de dólares. O New York Times explica porquê.

Está na época: estas são as frutas e legumes a comer em setembro. Há abóbora, romã e muito mais.

Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário