terça-feira, 23 de outubro de 2018

360º - As revelações de Cavaco sobre Costa, Passos e Portas. Entrevista a Manfred Weber: "Costa está a governar com base nas decisões de Passos"

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
O Presidente turco vai revelar hoje “a verdade nua”sobre o assassínio do jornalista saudita Jamal Khashoggi. Erdogan discursa esta terça-feira no Parlamento sobre o assunto.

Donald Trump não está convencido com as explicações de Riade sobre o que aconteceu no consulado da Arábia Saudita em Istambul. Ontem, depois de ter falado com o príncipe herdeiro, o Presidente americano disse aos jornalistas: “Não estou satisfeito com o que ouvi”.

Novas revelações implicam precisamente o príncipe herdeiro saudita na morte do jornalista. Segundo um jornal turco, o responsável pela operação de assassinato telefonou quatro vezes ao diretor do gabinete do príncipe herdeiro depois da morte de Khashoggi.

Tudo indica que depois da morte terá havido uma tentativa de encobrimento. Imagens de câmaras de vigilância mostram um homem, que pretenderia ser um duplo do jornalista, a usar a roupa de Khashoggi e a sair do consulado para andar por Istambul.


Mais informação importante

A “inexperiência” de Passos, a “infantil” demissão de Portas, o parto difícil da "geringonça" e o “taticista” António Costa, que é um “artista da arte de nunca dizer não”. São muitas as revelações no novo livro de memórias de Cavaco Silva, que está à venda a partir de hoje. As principais estão aqui.

A Unidade Técnica de Apoio Orçamental garante que os números do OE não batem certo e que o défice pode ser mais do dobro da meta do Governo — a não ser que o executivo gaste menos 590 milhões do que aquilo que diz (pois, as cativações). Centeno assegura que é tudo normal. A discrepância consta de um parecer preliminar enviado aos deputados sobre a proposta de Orçamento.

Mário Centeno também respondeu às dúvidas de Bruxelas sobre o último Orçamento da "geringonça": reafirmou as metas do documento, nomeadamente a redução em 0,3% do défice, e garantiu um “apertado controlo da despesa”.

Hoje à tarde, o ministro das Finanças vai ao Parlamento explicar as contas do Orçamento. Vamos seguir tudo ao detalhe no Observador.

Continua a confusão no novo regime das reformas antecipadas. Em entrevista à RR e ao Público, o ministro Vieira da Silva não explica como será feita a transição para o novo regime, mas diz que “não há retirada de direitos”.

Há mais duas demissões em hospitais: o diretor do Serviço de Cirurgia Plástica e o diretor do Serviço de Anestesiologia do Centro Hospitalar de São João, no Porto, saíram invocando falta de condições.

Um grupo de enfermeiros está a recorrer ao crowdfunding para juntar 300 mil euros e financiar uma greve prolongada que pretende paralisar os blocos operatórios de três hospitais públicos. Já conseguiram 64.500 euros, escreve o DN.

A antiga residência oficial do presidente da Câmara de Lisboa está disponível para alojamento local num site especializado. A notícia surgiu no dia em que entrou em vigor a nova legislação sobre alojamento local, que tem levado o município a restringir as zonas da cidade onde este negócio pode existir. A Câmara diz que está em causa a reabilitação do património.

Entretanto, há mais cinco zonas de Lisboa onde o alojamento local vai estar sob vigilância: a Baixa e os eixos da Almirante Reis e da Avenida da Liberdade/Avenida República; a Colina de Santana; a Graça; a Ajuda; e a Estrela. A notícia é do Expresso.

Marcelo Rebelo de Sousa condecorou ontem Joana Marques Vidal, antiga procuradora-geral da República.Na cerimónia, onde também esteve presente António Costa, o Presidente garantiu que se trata de "mais, muito mais, do que um gesto protocolar na linha da tradição".

Mais uma reação para a polémica sobre a divulgação das fotos de três fugitivos: a Associação Sócio-Profissional Independente da Guarda considera que "os criminosos não são merecedores do mesmo respeito e consideração" que o cidadão comum.

Ronaldo falou pela primeira vez desde que foi acusado de violação pela norte-americana Kathryn Mayorga. "Os advogados estão confiantes e eu também", garantiu o jogador da Juventus. E acrescentou: “Eu sei que sou um exemplo, dentro e fora do relvado”.

No Brasil, Bolsonaro mantém a liderança nas sondagens com 57% das intenções de voto. Olhando para a chamada taxa de rejeição, 51,4% dos eleitores dizem que nunca votariam no candidato do PT.

O Facebook anunciou ontem a eliminação de 68 páginasde apoio a Bolsonaro e de 43 contas. O objectivo desta rede era criar contas falsas e várias contas com os mesmos nomes para administrar os grupos.

Num discurso polémico, Bolsonaro prometeu que “esses marginais vermelhos serão banidos da nossa pátria” e que o ex-Presidente Lula da Silva vai “apodrecer na prisão”.


Os nossos Especiais

“O Governo de António Costa está a governar com base nas decisões de Passos Coelho.” A frase é de Manfred Weber, que está na corrida para ser o candidato do PPE a presidente da Comissão Europeia. Em entrevista ao Observador, em Lisboa, desvalorizou os feitos do primeiro-ministro e disse respeitar Mário Centeno.
 

A nossa Opinião

Rui Ramos escreve "O caminho para lado nenhum": "O sucesso de António Costa reflecte a capacidade de que a oligarquia política continua a dispor, numa sociedade envelhecida e dependente, de fazer pagar por todos o que só beneficia alguns".

Laurinda Alves escreve "Go girls, go!": "Ainda tão jovens, com pouco mais de vinte anos, todas sabem exactamente por onde querem começar e atrevem-se a dizer, como Elvira: 'Sou parte da geração que vai mudar o meu país!'. E nós acreditamos".

Paulo de Almeida Sande escreve "As notícias estão loucas?": "No mundo pós-verdade, ou auto-verdade, a mentira prolifera: na falsificação de resultados eleitorais, na manipulação dos factos, na criação de ambientes propícios a certas propostas políticas".

Bruno Cardoso Reis escreve "Tancos e o estado da segurança nacional: é ainda pior do que parece": "Se é certo que em Portugal as Forças Armadas sempre serviram para bem mais do que fazer a guerra, hoje em dia essas outras tarefas são cada vez mais numerosas e cada vez mais vitais".


Notícias surpreendentes

Hip hop, rotundas e religião: o Conjunto Corona pode tudo. Como escreve o Diogo Lopes, "no seu álbum mais recente, 'Santa Rita Lifestyle', a dupla nortenha continua a cantar as parolices que andam à nossa volta, sempre elevando a fasquia do seu hip-hop old school". Dá-lhes quatro estrelas.

Na moeda comemorativa dos 1300 anos do Reino das Asturias, Filipe IV e a filha mais velha aparecem representados de perfil. Mas a princesa Leonor está quase irreconhecível. Já há críticas, claro.

Há uma nova ilusão óptica para testar os cibernautas. Alice Proverbio, neurocientista e psicóloga na Universidade Milano-Bicocca, em Itália, quer perceber o que é que você vê aqui.

O fim-de-semana traz vento, muito frio e até neve a quase todo o país. Tudo por causa de uma massa de ar frio vinda da Islândia.


Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário