terça-feira, 23 de outubro de 2018

ACORDO DE INDEMNIZAÇÃO COM A RIA BLADES

No âmbito da expansão da fábrica da empresa Ria Blades, S.A., localizada na Zona Industrial de Soza, no Município de Vagos, foram executadas, nos anos de 2016 e 2017, obras de construção, durante as quais a referida empresa fez circular veículos pesados e maquinaria pela Rua do Freixo, no Município de Aveiro, e que danificaram de forma profunda este troço.
 
Esta via municipal de ligação entre Aveiro e Vagos não se encontra projetada para a utilização, com a carga e frequência dos referidos veículos, já que o arruamento está assente em zona barrenta, causando assim o aluimento no piso, e consequente condicionamento à circulação pelos seus demais utilizadores.
 
 
Após diversas reuniões entre a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e a Ria Blades S.A., foi possível chegar a um entendimento para que esta empresa doasse o projeto de execução da obra e assumisse as respetivas despesas, na parte proporcional dos danos, tendo em conta a necessidade da CMA em proceder à execução da empreitada de reposição das condições de normal utilização daquela estrada e de beneficiação da mesma.
 
 
Para permitir o início do importante processo de reabilitação da via, o Executivo Municipal deliberou aprovar a minuta de acordo de indemnização da Ria Blades S.A. à Câmara Municipal e aceitar a doação do projeto e execução da empreitada.
 
 
Abertura do concurso público
 
 
Na mesma reunião e no seguimento desta deliberação, o Executivo Municipal deliberou ainda aprovar a abertura do procedimento por concurso público para a reabilitação da supracitada Rua do Freixo, pelo valor base de 144.000,00€ (+ IVA), com um prazo de execução previsto de três meses.
 
 
A intervenção incidirá na repavimentação da atual via, com o melhoramento da fundação junto às bermas, de modo a manter constante o perfil transversal de 5 metros, a regularização do pavimento betuminoso existente e colocação de nova camada de desgaste. Ao mesmo tempo serão construídas valetas em meia cana de betão, nos primeiros 200 metros e na restante extensão da rodovia será moldada em terra para drenagem de águas pluviais, sendo ainda efetuado o tratamento de sinalização horizontal e vertical.
 
 
Um investimento além da reposição do antigo estado da Rua, sendo esta uma opção política conhecida da CMA, de valorização dos arruamentos municipais, trazendo mais segurança e conforto para condutores e peões, e com capacidade de se manterem por várias gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário