terça-feira, 23 de outubro de 2018

VEOLIA INICIA SERVIÇOS DE RECOLHA E TRANSPORTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Após o necessário concurso público e visto do Tribunal de Contas ao contrato, a VEOLIA Portugal S.A. iniciou no dia 1 de outubro de 2018, a prestação de serviços de recolha de resíduos sólidos e urbanos a destino final e limpeza urbana, no Município de Aveiro.
Nesta área tão importante da gestão municipal, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) garante uma gestão cuidada do delicado processo de mudança de operador, sendo que temos a aposta e o compromisso de manter um elevado nível de qualidade no serviço prestado aos Munícipes.
Horários iguais, contentores novos
De forma geral, as rotas e locais de recolha dos resíduos indiferenciados (não recicláveis) já conhecidos da população serão mantidos: das 22h00 às 6h00, na zona urbana da cidade, e entre as 6h00 e as 14h00, nas restantes zonas do Município.
Já os contentores para deposição desses resíduos (agora de cor cinzenta) serão reforçados pela VEOLIA na sua capacidade de receção em mais 458 mil litros, com especial incidência em zonas onde há maior produção de resíduos.
A recolha de resíduos volumosos, serviço realizado porta-a-porta uma vez por semana, ocorre às quartas-feiras, sendo disponibilizada uma linha telefónica (234 12 79 42), entre as 9h00 e as 18h00, para marcações. O pedido de recolha deste tipo de resíduos domésticos de grande dimensão, como sejam móveis, colchões, sofás, máquinas de lavar, frigoríficos, fogões e outros similares, pode também ser realizado por correio eletrónico, através do endereço: aveiro@veolia.com .
Da mesma forma, a VEOLIA assegura a recolha porta-a-porta de resíduos verdes, nomeadamente ramagens, relvas, podas, folhas de palmeira, troncos de árvores (desde que devidamente cortados). Esta recolha realiza-se também uma vez por semana, às terças-feiras, sendo os contactos para requisição do serviço os mesmos dos resíduos volumosos.
A varredura, manual e mecânica, e a lavagem de ruas e espaços públicos são também serviços prestados pela VEOLIA, entre outros, onde se destaca ainda a recolha dos resíduos que se encontram à superfície nos canais da cidade, para a qual é utilizada  uma embarcação elétrica, que reduz as emissões poluentes dessa atividade.
As instalações da VEOLIA em Aveiro encontram-se situadas na Zona Industrial de Taboeira, sita Rua do Monte Novo, com um espaço de atendimento ao público, que se encontra aberto entre as 9h00 e as 18h00.
O contrato agora firmado pela CMA com a VEOLIA Portugal, S.A., cifra-se no valor total de 11.167.193,56€ (+IVA) para o período dos 8 anos da sua vigência, constituindo uma poupança anual ao orçamento da CMA face ao último contrato com a SUMA de cerca de 1.180.000€. O contrato último da CMA com a SUMA é cerca de 80% mais caro que o novo contrato com a VEOLIA.
Confiamos na qualidade, no empenho e no profissionalismo da VEOLIA, dos seus administradores, técnicos e funcionários, num trabalho de equipa com a CMA, os Cidadãos, as Associações, Empresas e Entidades Públicas, assente no compromisso de fazer bem.
Apresentamos de seguida, duas importantes declarações sobre o início desta operação da VEOLIA como prestadora de serviços da Câmara Municipal de Aveiro, dirigidas aos Cidadãos do Município de Aveiro e que vão integrar o panfleto (ver AQUI) que vai ser distribuído em todo o Município nos próximos dias, com a informação base desta importante operação.
Declaração do Presidente da CMA, José Ribau Esteves:
No seguimento da realização do devido concurso público, a Câmara Municipal de Aveiro assinou contrato de prestação de serviços de recolha e transporte de resíduos sólidos urbanos a destino final e limpeza urbana com a Empresa VEOLIA, para os próximos anos, e após ter recebido o necessário visto do Tribunal de Contas, inicia-se a sua execução.
 
No Município de Aveiro, vamos viver no mês de outubro de 2018, o início da operação deste novo prestador de serviços nesta importante área da gestão municipal, fazendo uma gestão cuidada do delicado processo de mudança de operador, sendo que temos a aposta e o compromisso de manter um elevado nível de qualidade no serviço prestado aos Cidadãos Aveirenses.
 
Confiamos na qualidade, no empenho e no profissionalismo da VEOLIA, dos seus Administradores, Técnicos e Funcionários, num trabalho de Equipa com a Câmara Municipal de Aveiro, os Cidadãos, as Associações, Empresas e Entidades Públicas, assente no compromisso de Fazer Bem.
 
Todos Juntos vamos continuar a cuidar da boa gestão do ambiente do Nosso Município. Contamos Consigo. Muito Obrigado.

Declaração do Country Manager da VEOLIA Portugal, José Melo Bandeira:
É para nós motivo de grande satisfação o Município de Aveiro ter confiado à VEOLIA a prestação de um serviço que é fundamental para a qualidade do ambiente e de vida do concelho. É um Município que reconhecemos como fortemente empenhado na gestão eficiente dos recursos, na proteção da biodiversidade e na promoção do desenvolvimento sustentável do concelho, aspetos que integram também a nossa missão.
Também por esse motivo colocamos nesta prestação de serviços o maior sentido de responsabilidade, conciliando a já longa e geograficamente dispersa experiência que temos neste setor com uma atitude de proximidade e envolvimento com a comunidade local que fará de Aveiro um Município de referência no caminho da gestão sustentável dos recursos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário