terça-feira, 23 de outubro de 2018

História de Portugal: Perguntas e Respostas

Portugal: das raízes até ao euro

Num país com praticamente 900 anos de história, somam-se inúmeros livros de história. Mas será que respondem às nossas dúvidas? Com o livro História de Portugal: Perguntas e Respostas, o professor Luís Mendonça quer acabar com algumas incertezas.

Para muitos a origem dos portugueses remonta aos lusitanos de Viriato, povo que enfrentou a ocupação romana no sudoeste da Península Ibérica. Mas será que descendemos mesmo dos lusitanos?

Para o professor Luís Mendonça, Portugal, independentemente da resposta, «continuará a ser conhecido como pátria lusa, seja por uma carga simbólica ou real».

À questão das raízes, somam-se outras 69 perguntas que, de uma forma muito objectiva, prática, mas sem simplismos, levarão os leitores a reflectir sobre o seu passado colectivo.

Terá D. Afonso Henriques merecido o cognome de o Conquistador? Os Açores e Madeira foram descobertos ou reencontrados? A descoberta do Brasil foi ocasional ou intencional? O que foi pior: as Invasões Francesas ou a presença inglesa? A I República foi uma esperança desperdiçada? Salazar era mesmo fascista? A entrada na CEE foi uma aposta ganha?  E a adesão ao euro?

Um livro para todas as idades, que não descura o rigor científico das mais recentes descobertas historiográficas.

Esta obra estará à venda nas livrarias e no site da Guerra & Paz, Editores a partir do próximo dia 30 de Outubro e tem lançamento marcado para o dia 6 de Novembro, pelas 19h00, na Fnac do centro comercial Almada Fórum.

História de Portugal: Perguntas e Respostas
Não Ficção / História
272 páginas · 15x23 · 16,00 €
Nas livrarias a 30 de Outubro
Guerra e Paz Editores


cid:image007.jpg@01D239BE.C76721C0
R. Conde Redondo, 8, 5.º Esq.
1150-105 Lisboa | Portugal
Tel.  (+351) 213 144 488

Nenhum comentário:

Postar um comentário