quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Marega. Primeiro estranha-se, depois entranha-se

Não é fácil gostar-se de Marega, porque não é fácil entender como é que um jogador que erra demasiado antes de conseguir algo é, tantas vezes, o 'santo padroeiro' de uma equipa. Sérgio Conceição entende, foi ele que o viu, primeiro que todos nós. O retrato do jogador que deu a vitória ao FC Porto sobre o Galatasaray em noite de 'Champions'.
Moussa Marega não é um jogador pelo qual um adepto se apaixone facilmente. Estranhamos quando surge sozinho na área e, de cabeça, nem na baliza acerta (25’) - mesmo que logo de seguida o árbitro auxiliar levante a bandeirola para assinalar o fora de jogo. Estranhamos quando o maliano, dando azo à sua velocidade, solta-se para receber um belo passe de Brahimi, chega à área e diante do guarda-redes opta por um passe para o lado (35’), quando os colegas de equipa ainda estão demasiado recuados e marcados, cada um, pelo adversário, ao invés de tentar o remate. Estranhamos quando, novamente isolado, a troco de um grande passe de André Pereira (83'), é Muslera a brilhar ao invés do avançado. Estranhamos quando ao fim de 90 minutos Marega soma dois remates desenquadrados com a baliza, acertou pouco mais de metade dos passes, foi desarmado quatro vezes, falhou em controlar a bola em posse por quatro vezes e caiu em três foras de jogo.
E, quando o adepto se levanta do sofá e volta a perguntar, em voz alta, porque é que Soares não foi inscrito na Liga dos Campeões, a lamentar a lesão de Aboubakar, até a questionar o empréstimo de Gonçalo Paciência e a dizer que em janeiro os dragões têm de ir ao mercado, Marega recebe o canto de Alex Telles no centro da área, sozinho - enquanto Nagatomo ficava imóvel a olhar para o maliano a elevar-se no ar, sem oposição, quando o devia estar a marcar - e faz golo. O primeiro e único golo do jogo, o golo da vitória sobre o Galatasaray, da primeira vitória do FC Porto nesta edição da Liga dos Campeões.
Havia um elefante na área e ninguém o viu.

Não é fácil apreciar um jogador que chegou ao Dragão na segunda metade da época 2015/16, proveniente do Marítimo, e nada acrescentou ao plantel. Não foi igualmente fácil encaixar que o mesmo jogador, que nada acrescentou à equipa azul e branca à chegada, tenha feito um brilharete na época seguinte, emprestado ao Vitória de Guimarães.
Até que chegou Sérgio Conceição. Marega voltou e depois de se estranhar, entranhou-se, com uma temporada em que faz 23 golos e foi um jogador chave para que o FC Porto voltasse a conquistar um campeonato.
Havia um elefante no balneário e ninguém tinha reparado
No início da atual temporada, o maliano esteve de parte. Manifestou publicamente que queria sair, que era o momento certo para cumprir o sonho de jogar na Premier League - tinha em mãos uma proposta do West Ham - e foi afastado. Primeiro não treinou, depois pisou os relvados, mas ficou à parte do grupo. Finalmente foi reintegrado e, no dia 25 de agosto, estreou-se na nova época. Os adeptos, que já tinham entranhado, voltavam a estranhar.
Moussa Marega é um poço de força e vontade. Corre, cai, levanta-se. E não se importa. Às vezes é difícil explicar a um adepto a importância de um jogador que não tenha medo de errar, que não se importe de cair, porque, na sua cabeça, tem a certeza de que vai conseguir. Que vai fazer golos e que, muitas vezes, esses golos vão ser decisivos.
Foi por isso que, ao minuto 25, quando Marega atirou a bola por cima da baliza ao mesmo tempo que era assinalado o fora de jogo os adeptos estranharam-no e Sérgio Conceição aplaudia e pedia que se voltasse a tentar o mesmo tipo de jogadas.
Havia um elefante no plantel e só Sérgio Conceição é que o viu.
MadreMedia
Imagem: Quality Sport Images / Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário