segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Onze distritos sob aviso amarelo devido à chuva, vento e agitação do mar

Onze distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, vento e agitação marítima forte por causa da passagem de um sistema frontal, segundo a meteorologista Joana Sanches.
Onze distritos sob aviso amarelo devido à chuva, vento e agitação do mar
Por causa da precipitação, adiantou Joana Sanches, foi emitido pelo IPMA aviso amarelo para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Viseu até às 10h00 de hoje.
“Também o vento pode soprar por vezes forte com rajadas até 70 quilómetros por hora no litoral até meio da tarde. Nesse sentido, foi emitido aviso amarelo para os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto até às 19:00”, indicou.
No que diz respeito à agitação marítima, Joana Sanches adiantou que foi também emitido aviso para todos os distritos da costa ocidental entre as 13h00 e as 16h00 de hoje e até às 19:00 de terça-feira, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros.
O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
“Para terça-feira não se prevê ocorrência de precipitação. O dia começa com alguma nebulosidade, mas não se prevê precipitação e a tendência é para uma diminuição do vento, sendo apenas temporariamente moderado nas terras altas e durante a tarde nas regiões do litoral oeste”, disse.
De acordo com a meteorologista do IPMA, as temperaturas hoje não vão ter grandes alterações, mas na terça-feira está prevista uma subida da temperatura máxima e uma pequena subida da mínima na região Sul.
“A subida da máxima em todo o continente vai situar-se entre os 4 e os 6 graus na generalidade do território. É uma subida grande. Por exemplo, em Lisboa hoje a máxima é 19 graus e amanhã [terça-feira] será 24, em Bragança hoje vão estar 14 e amanhã 20 graus. No entanto, esta subida é temporária porque prevê-se que voltem a descer na quarta-feira”, disse.
Fonte: NAOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário