segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Atlas inaugura instalações cedidas pela Câmara Municipal






A Atlas - Associação de Cooperação para o Desenvolvimento inaugurou este domingo, 18 de novembro, as suas novas instalações, cedidas pela Câmara Municipal, localizadas no Edifício Ivima, na Marinha Grande.

No local com a área de 60,42 m2 cedido por um período de dois anos, renovável anualmente, em regime de comodato, vai funcionar o gabinete de apoio e atendimento aos beneficiários e voluntários dos projetos “Velhos Amigos” e “Escolas Solidárias”.

A Câmara Municipal esteve representada pela vereadora da Ação Social, Célia Guerra, que recordou que “a Atlas precisava de um espaço onde pudesse desenvolver as suas atividades, receber e apoiar os beneficiários, receber os voluntários, promover reuniões e dar formação”.

A cedência das instalações à associação teve por base “o enorme mérito das suas atividades”, confirmou a autarca. Este é um projeto que “mobiliza a sociedade civil numa tentativa de resposta a alguns problemas sociais, contando com mais de 250 voluntários de forma permanente nas suas diferentes equipas, envolvendo cidadãos, empresas e outras instituições”.

Célia Guerra referiu ainda que a Atlas “dá diferentes respostas ao nível da alimentação, da qualidade de vida e bem-estar, até às pequenas reparações, obras e conservação das casas dos idosos”.

A vereadora desejou “que estas novas instalações façam crescer ainda mais a ação e o impacto da Atlas para que continuem a mudar a vida de tanta gente”.

A presidente da Atlas, Helena Vasconcelos, agradeceu esta oportunidade disponibilizada pela Câmara Municipal, bem como a todos os voluntários que colaboram com a instituição.

A responsável local da Atlas, Dora Birrento Rodrigues, mostrou-se muito agradada e orgulhosa com a existência de um espaço para poderem realizar reuniões, receber beneficiários e voluntários, o que dignifica o trabalho de toda a equipa.

A Atlas desenvolve o projeto “Escolas Solidárias” a agregados familiares que apresentam condições socioeconómicas fragilizadas, cujos filhos pertencem aos Agrupamentos de Escolas Marinha Grande Nascente e Poente. Neste âmbito, é garantido o fornecimento de cabazes mensais, compostos por produtos alimentares e de higiene, a oferta de manuais escolares, de consultas médicas, de lentes e armações de óculos.

A associação é ainda responsável pelo projeto “Velhos Amigos”, que se destina a prestar apoio a idosos ou pessoas em situação de isolamento e/ou vulnerabilidade. Trata-se de um projeto que procura canalizar os recursos das comunidades locais em prol de populações mais desfavorecidas e dá resposta ao isolamento e à falta de qualidade de vida destas pessoas, de um modo não convencional, retardando a necessidade de ingresso em Unidades de Cuidados Continuados e em lares.

Todos os sábados, sem interrupção, equipas constituídas por dois voluntários disponibilizam o seu tempo para fazerem chegar aos 20 beneficiários as refeições para o fim-de-semana, fornecidas por entidades / restaurantes locais solidários.

___________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário