O
IPDJ, I.P. tem na sua missão executar uma política integrada e
descentralizada em especial no domínio da juventude através da
adoção de medidas de estimulo à participação cívica e ao
espírito empreendedor dos jovens em atividades culturais e
educativas, da implementação de programas destinados a responder às
necessidades e especificidade do universo jovem, nomeadamente nas
áreas da ocupação de tempos livres, da educação não formal e da
formação.
A
Direção Regional do Centro considera como objetivo a necessidade de
desenvolver a formação e de sensibilização de forma estruturada e
convergente, dotando particularmente os jovens de conhecimentos e
competências, de forma a aumentar o seu empoderamento,
disponibilizando nas unidades orgânicas espaços laboratoriais de
partilha de experiências e boas práticas no âmbito da formação
numa lógica de educação não formal, através da organização e
realização de workshops com base nas diversas valências técnicas
existentes nas áreas artísticas.
O
projecto “ComCentro nas Artes” consiste
na realização de
workshops a desenvolver
pela Direção Regional do Centro que têm por base as valências
técnicas existentes, estando aberta à colaboração numa lógica de
coorganização em parceria, nomeadamente, com o movimento
associativo juvenil, na procura de potenciar a oferta e o
desenvolvimento do projeto.
-
áreas artísticas: Artes Cénicas; Artes Plásticas; Construção de
Marionetas; Desenho; Light Painting; Pinhole; Serigrafia; Vídeo;
Processos Alternativos de Fotografia: Castanho Van Dyck; Cianotipia;
Papel Salgado.
No
IPDJ de Aveiro
Neste âmbito o IPDJ de Aveiro vai
levar a efeito diversos workshops a saber:
-
Iniciação à Fotografia | 26 a 29 de Novembro e 3 a 6 de Dezembro
19h – 22h | Luís Fardilha;
-
Técnicas Fotográficas Alternativas à Prata | 7 e 8 de dezembro;
Dia 7 | 18h – 22h | Dia 8 - 10h00
– 13h00 | 14h30 – 16h30) - Toni Palmeira;
*Depois
os Participantes fazem sessão
de Retrato aos Participantes de Construção do Personagem
– Dia 8 | 16h30 – 18h30 - Toni Palmeira e Luís Fardilha;
-
Construção do Personagem | 4 a 5 de dezembro
Dia
4 e 5 | 19h
– 22h | 8 de
dezembro - 10h –
13h | 14h30 – 18h30 - Paulo Matos;
-----------------------------------
Conteúdos
programáticos
- Técnicas
alternativas de fotografia
Cianotipia
– Papel salgado – Marron Van Dick
Presentemente
estão a ser muito exploradas por artistas.
O
domínio destes processos fotográficos, desde a diluição das
soluções, passando pela sensibilização do papel, até à
impressão final por contacto, proporciona uma autonomia singular
nesta forma alternativa de fazer fotografia, lenta, trabalhosa,
originando imagens impressas personalizadas.
Estes
Workshops pretendem recuperar estas técnicas num ambiente de
laboratório, imprimindo através da luz solar imagens em negativo,
ou objetos à escolha dos participantes. Ao longo do trabalho serão
realizados todos os procedimentos para a realização da imagem
final.
Estas
técnicas são um excelente exemplo para compreender os processos
químicos que se desenvolvem na fotografia.
São
também uma ótima ferramenta como complemento a disciplinas
curriculares de físico-química, bem como de atividades lúdicas,
artísticas ou de animação.
-
CIANOTIPIA
O
processo é antigo, vem dos primórdios da fotografia, e foi
descoberto por Sir John Herschel por volta de 1840.
A
cianotipia,
também conhecida por processo azul, realiza-se com uma emulsão foto
sensível, fácil de preparar, que contém dois sais de ferro que,
quando misturados, reagem com os raios ultravioleta, escurecendo, o
que nos permite obter imagens mediante a sobreposição de um
negativo em contacto sobre uma superfície tratada com esta emulsão
e exposta posteriormente ao sol.
Por
se tratar de uma técnica muito simples e acessível na realização
de imagens fotográficas, não precisa de laboratório específico,
câmara escura, nem de materiais sofisticados.
-
PAPEL SALGADO
A
impressão em papel salgado foi inventada por Fox Talbot, um dos
pioneiros da fotografia, em 1835, tendo sido realizada até
sensivelmente 1855 e vindo a ser substituída pela impressão em
albumina. É um processo fascinante que nos devolve a construção
artesanal de uma imagem fotográfica num mundo onde a fotografia
digital encobre as origens das imagens através da luz.
- MARROM DE VAN DYKE
O
nome Marrom Van Dyke se deve por conta da tonalidade marrom obtida,
muito semelhante àquela encontrada nos quadros do pintor flamengo do
século XVII, Anton Van Dyke.
Este
processo foi muito utilizado nas últimas décadas do século XIX e
nas primeiras do século XX para reproduzir cópias de contato a
partir de negativos de grande formato. Apresenta uma excelente
gradação de meios tons e um belo acabamento em marrom escuro.
-
CONSTRUÇÃO DO PERSONAGEM
O
Trabalho de Actor é determinante para o sucesso dos projetos de
Encenação Teatral e de criação Cinematográfica. Entre outros, a
Construção do Personagem é incontornável em todo o processo. Da
pesquisa, do estudo e da experimentação o Actor tem que dar vida ao
seu personagem de forma a que esta se apresente e se exprima sem
equívocos e seja percepcionada de forma credível e genuína pelo
espectador ou captada com honestidade pelas câmaras.
-
MOMENTO DE FUSÃO CRIATIVA
Dia
8 de dezembro 16h30 às 18h30 todos os participantes dos 3 workshops
são desafiados para este MOMENTO, no qual se promove o
encontro interdisciplinar das três áreas de conhecimento e de
criatividade ministradas. Assim:
Cada
participante do Workshop de Construção do Personagem, após a
caracterização e respectiva preparação, levará o seu
PERSONAGEM a uma sessão Fotográfica de RETRATO.
Os
participantes dos Workshops de Fotografia receberão estas
PERSONAGENS nos seus Estúdios improvisados que explorarão
diferentes tipos de iluminação e de locação no registo
fotográfico dos seus “novos clientes”.
No
final os formadores promovem um debate entre todos os participantes
com base na visualização dos RETRATOS, capturados em Fotografia
Digital, realçando aspectos como a importância da Luz, da relação
desta com a sombra, dos diferentes impactos da temperatura da cor,
etc…
Mais informações e inscrições:
-
Loja Ponto JA de Aveiro | via email: luis.fardilha@ipdj.pt
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