segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Com Centro nas Artes | IPDJ de Aveiro Workshops de Fotografia e Teatro


O IPDJ, I.P. tem na sua missão executar uma política integrada e descentralizada em especial no domínio da juventude através da adoção de medidas de estimulo à participação cívica e ao espírito empreendedor dos jovens em atividades culturais e educativas, da implementação de programas destinados a responder às necessidades e especificidade do universo jovem, nomeadamente nas áreas da ocupação de tempos livres, da educação não formal e da formação.

A Direção Regional do Centro considera como objetivo a necessidade de desenvolver a formação e de sensibilização de forma estruturada e convergente, dotando particularmente os jovens de conhecimentos e competências, de forma a aumentar o seu empoderamento, disponibilizando nas unidades orgânicas espaços laboratoriais de partilha de experiências e boas práticas no âmbito da formação numa lógica de educação não formal, através da organização e realização de workshops com base nas diversas valências técnicas existentes nas áreas artísticas.

O projecto “ComCentro nas Artes” consiste na realização de workshops a desenvolver pela Direção Regional do Centro que têm por base as valências técnicas existentes, estando aberta à colaboração numa lógica de coorganização em parceria, nomeadamente, com o movimento associativo juvenil, na procura de potenciar a oferta e o desenvolvimento do projeto.

- áreas artísticas: Artes Cénicas; Artes Plásticas; Construção de Marionetas; Desenho; Light Painting; Pinhole; Serigrafia; Vídeo; Processos Alternativos de Fotografia: Castanho Van Dyck; Cianotipia; Papel Salgado.


No IPDJ de Aveiro
Neste âmbito o IPDJ de Aveiro vai levar a efeito diversos workshops a saber:

  • Iniciação à  Fotografia | 26 a 29 de Novembro e 3 a 6 de Dezembro
19h – 22h | Luís Fardilha;

  • Técnicas Fotográficas Alternativas à Prata | 7 e 8 de dezembro;
Dia 7 | 18h – 22h | Dia 8 - 10h00 – 13h00 | 14h30 – 16h30) - Toni Palmeira;

*Depois os Participantes fazem sessão de Retrato aos Participantes de Construção do Personagem – Dia 8 | 16h30 – 18h30 - Toni Palmeira e Luís Fardilha;

  • Construção do Personagem | 4 a 5 de dezembro
Dia 4 e 5 | 19h – 22h | 8 de dezembro - 10h – 13h | 14h30 – 18h30 - Paulo Matos;
-----------------------------------

Conteúdos programáticos


- Técnicas alternativas de fotografia
Cianotipia – Papel salgado – Marron Van Dick

Presentemente estão a ser muito exploradas por artistas.
O domínio destes processos fotográficos, desde a diluição das soluções, passando pela sensibilização do papel, até à impressão final por contacto, proporciona uma autonomia singular nesta forma alternativa de fazer fotografia, lenta, trabalhosa, originando imagens impressas personalizadas.
Estes Workshops pretendem recuperar estas técnicas num ambiente de laboratório, imprimindo através da luz solar imagens em negativo, ou objetos à escolha dos participantes. Ao longo do trabalho serão realizados todos os procedimentos para a realização da imagem final.
Estas técnicas são um excelente exemplo para compreender os processos químicos que se desenvolvem na fotografia.
São também uma ótima ferramenta como complemento a disciplinas curriculares de físico-química, bem como de atividades lúdicas, artísticas ou de animação.


- CIANOTIPIA
O processo é antigo, vem dos primórdios da fotografia, e foi descoberto por Sir John Herschel por volta de 1840.
A cianotipia, também conhecida por processo azul, realiza-se com uma emulsão foto sensível, fácil de preparar, que contém dois sais de ferro que, quando misturados, reagem com os raios ultravioleta, escurecendo, o que nos permite obter imagens mediante a sobreposição de um negativo em contacto sobre uma superfície tratada com esta emulsão e exposta posteriormente ao sol.
Por se tratar de uma técnica muito simples e acessível na realização de imagens fotográficas, não precisa de laboratório específico, câmara escura, nem de materiais sofisticados.

- PAPEL SALGADO
A impressão em papel salgado foi inventada por Fox Talbot, um dos pioneiros da fotografia, em 1835, tendo sido realizada até sensivelmente 1855 e vindo a ser substituída pela impressão em albumina. É um processo fascinante que nos devolve a construção artesanal de uma imagem fotográfica num mundo onde a fotografia digital encobre as origens das imagens através da luz.

- MARROM DE VAN  DYKE
O nome Marrom Van Dyke se deve por conta da tonalidade marrom obtida, muito semelhante àquela encontrada nos quadros do pintor flamengo do século XVII, Anton Van Dyke.
Este processo foi muito utilizado nas últimas décadas do século XIX e nas primeiras do século XX para reproduzir cópias de contato a partir de negativos de grande formato. Apresenta uma excelente gradação de meios tons e um belo acabamento em marrom escuro.

- CONSTRUÇÃO DO PERSONAGEM
O Trabalho de Actor é determinante para o sucesso dos projetos de Encenação Teatral e de criação Cinematográfica. Entre outros, a Construção do Personagem é incontornável em todo o processo. Da pesquisa, do estudo e da experimentação o Actor tem que dar vida ao seu personagem de forma a que esta se apresente e se exprima sem equívocos e seja percepcionada de forma credível e genuína pelo espectador ou captada com honestidade pelas câmaras.

- MOMENTO DE FUSÃO CRIATIVA
Dia 8 de dezembro 16h30 às 18h30 todos os participantes dos 3 workshops são desafiados para este MOMENTO,  no qual se promove o encontro interdisciplinar das três áreas de conhecimento e de criatividade ministradas. Assim:
Cada participante do Workshop de Construção do Personagem, após a  caracterização e  respectiva preparação,  levará o seu PERSONAGEM a uma sessão Fotográfica de RETRATO.
Os participantes dos Workshops de Fotografia receberão estas PERSONAGENS nos seus Estúdios improvisados que explorarão diferentes tipos de iluminação e de locação no registo fotográfico dos seus  “novos clientes”.
No final os formadores promovem um debate entre todos os participantes com base na visualização dos RETRATOS, capturados em Fotografia Digital, realçando aspectos como a importância da Luz, da relação desta com a sombra, dos diferentes impactos da temperatura da cor, etc…

Mais informações e inscrições:
  • Loja Ponto JA de Aveiro | via email: luis.fardilha@ipdj.pt
_____________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário