segunda-feira, 19 de novembro de 2018

COIMBRA | CHUC efetua tratamento percutâneo da insuficiência valvular mitral

A Unidade de Intervenção Cardiovascular (UNIC) do Serviço de Cardiologia do CHUC, efetuou pela primeira vez na região centro, no dia 15 de novembro de 2018, a correção da insuficiência valvular mitral severa em dois doentes que não eram candidatos cirúrgicos, utilizando para o efeito uma implantação não cirúrgica de um novo dispositivo chamado “MitraClip”.
Trata-se de uma pequena prótese cardíaca, introduzida através de uma picada na pele, que prende os folhetos da válvula mitral reduzindo assim de forma significativa a insuficiência valvular.
O Serviço de Cardiologia do CHUC, dirigido por Lino Gonçalves, é um Centro de Referência em Cardiologia de Intervenção Estrutural e esta era uma intervenção cardiovascular aguardada desde há já algum tempo.
Um estudo recentemente publicado (há 2 meses) na reputada revista médica mundial, New England Journal of Medicine, descreve os resultados deste novo procedimento como sendo verdadeiramente revolucionários, apresentando, após 24 meses, em doentes seleccionados com insuficiência cardíaca, uma redução de 47% do número de hospitalizações e de 38% da mortalidade. Este estudo incluiu 614 doentes (302 pacientes com “MitraClip” e 314 com o melhor tratamento médico farmacológico atualmente disponível).
A UNIC do serviço de Cardiologia do CHUC, coordenada por Marco Costa é um reconhecido Centro de treino nacional e internacional em intervenções cardíacas estruturais e intervenções coronárias complexas por via percutânea, contando com várias ações formativas ao longo de todo o ano.
Esta unidade conta com 4 salas de intervenção (2 no pólo HUC e 2 no pólo HG) e a partir do próximo ano contará também com uma sala híbrida no Serviço de Cirurgia Cardíaca do CHUC.
Esta sala híbrida será a primeira sala do país que terá simultaneamente capacidade para fazer intervenções cirúrgicas cardíacas e intervenções percutâneas, contando para isso com um aparelho de Angiografia e com uma AngioTAC de última geração. Será um espaço partilhado por cardiologistas de intervenção, cirurgiões cardíacos e especialistas em imagem estrutural cardíaca, num verdadeiro espírito de Heart Team.
Esta sala, em plena atividade a partir de 2019, deverá dar resposta aos inúmeros pedidos de intervenção estrutural valvular e não valvular, provenientes de toda a região centro do País, com os seus 2 milhões de habitantes.

Fonte: NDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário