segunda-feira, 19 de novembro de 2018

COIMBRA | Deputados Socialistas solidários com população que rejeita centro de resíduos na Figueira da Foz

 Os deputados do PS eleitos pelo círculo de Coimbra que hoje visitaram, na Figueira da Foz, o local onde está previsto um centro de tratamento de resíduos manifestaram total solidariedade à população que contesta a localização.


“Queremos manifestar total solidariedade para com estas populações”, disse à agência Lusa Pedro Coimbra, lembrando que a freguesia da Marinha das Ondas, no sul do concelho, onde estão instaladas duas grandes empresas de celulose e outras unidades industriais “é uma freguesia já densamente ocupada por indústria, o que tem prós e contras”.

“Tem a vantagem de trazer umas centenas, milhares de postos de trabalho, mas tem a desvantagem de haver algum impacto ambiental e algum impacto na vida das pessoas”, alegou Pedro Coimbra, adiantando que os deputados socialistas irão acompanhar o processo de licenciamento em curso do Centro Integrado de Valorização de Resíduos (CIVR) “e estar muito atentos ao cumprimento integral e rigoroso daquilo que é a aplicação da legislação e dos regulamentos”.
“Seremos absolutamente intransigentes no rigor da aplicação dessas leis e desses regulamentos. Mas não tenho a menor dúvida que as entidades responsáveis o farão com grande rigor”, enfatizou Pedro Coimbra.
A população criou um movimento de cidadãos para contestar a instalação do CIVR entre a estrada nacional 109 e a linha ferroviária do Oeste – no lugar denominado Canto das Rosas, na Marinha das Ondas – contestando o local, onde existiu uma suinicultura, hoje desativada, situado a poucas dezenas de metros de um restaurante e a cerca de 200 metros da povoação mais próxima.
O município da Figueira da Foz – que caso o licenciamento ambiental a cargo da Agência Portuguesa do Ambiente seja concedido, terá de intervir no processo para licenciar a obra – já terá mostrado abertura para mediar o caso e estudarem-se localizações alternativas, o que Pedro Coimbra considerou uma “solução razoável e bem-vinda”.
“O que importa é acompanhar o processo, perceber o andamento do mesmo e veremos em cada momento qual a melhor forma de atuar e poder intervir”, resumiu o deputado socialista.
Na visita de hoje, realizada a convite de dirigentes socialistas locais e autarcas de freguesia, os deputados Pedro Coimbra, Elza Pais, João Gouveia e Cristina de Jesus visitaram ainda diversos locais na freguesia de São Pedro, afetada pela tempestade Leslie e por fenómenos de erosão costeira, bem como a extensão de saúde e o posto da GNR da freguesia de Maiorca.
Sobre a extensão de saúde, Pedro Coimbra notou que existia “algum alarmismo público” sobre o eventual encerramento da unidade de saúde e os deputados do PS negaram essa possibilidade.
“O tempo de encerrar serviços públicos, sobretudo de saúde, já lá vai. A preocupação deste Governo é aproximar as populações daquilo que são os cuidados de saúde e Maiorca não é exceção. O facto de ir haver uma unidade de saúde familiar ali bem perto não implica, de forma alguma, o encerramento da extensão de saúde”, garantiu Pedro Coimbra.
“Hoje estava lá um médico, há lá médico e a resposta de cuidados de saúde aos cidadãos estava a ser assegurada e vai continuar a ser”, acrescentou.
Já sobre a questão do posto da GNR, Pedro Coimbra frisou que ele “não está fechado, ao contrário do que se diz”.
“Está aberto, tem efetivos, o que se pretende é que passem mais tempo na patrulha do que propriamente no posto. Não vai deixar de existir, o posto não está fechado, mas mais importante do que estar o posto aberto ou fechado é a patrulha na rua, é isso que dá segurança aos cidadãos, não é ter dois efetivos dentro de quatro paredes num posto”, argumentou o deputado do PS.
A esse propósito, Pedro Coimbra anunciou um “reforço do patrulhamento de proximidade”, questão que classificou como “nacional”.
“E Maiorca também aqui não é exceção”, alegou.

Fonte: NDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário