segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Qualificação CAN 2019: “Mambas” derrotam Zâmbia e continuam a sonhar com apuramento


Eliseu Patife
Um golo de Reginaldo, neste domingo (18), mantém o sonho de Moçambique classificar-se para a fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2019 e afundou a Zâmbia no último lugar do Grupo K que continua a ser liderado pela Guiné-Bissau e a Namíbia.

Obrigados a vencer diante do povo moçambicano os “Mambas” entraram ao ataque, diante dos “Chipolopolos” que também vinham ao estádio do Zimpeto jogar o seu futuro, mas pouco perigo a nossa selecção criou. Dos pés, ainda maravilhosos, de Dominguez saiu o primeiro e único lance de perigo à baliza de Kennedy na 1ª parte, decorria o minuto 11.

Jogando em contra-ataque os zambianos só no minuto 19 testaram os reflexos de Leonel num remate cruzado do flanco direito, cortado com uma palmada.

Depois do descanso Witiness mostrou de livre a vontade de Moçambique chegar ao golo.

Tento conseguido numa jogada de insistência, decorria o minuto 62, Witiness fugiu pelo flanco direito mas não viu Reginaldo e o seu cruzamento, para o segundo poste, foi limpo pelos defensores da Zâmbia. Mas o capitão Dominguez ganhou à entrada da grande área e rematou para a confusão na pequena área onde o avançado do clube albanês Kukësi ganhou entre três defensores e chutou para a explosão de alegria, que há muito tem faltado aos adeptos dos “Mambas”.

No minuto 66 o guarda-redes zambiano antecipou-se a Reginaldo depois de mais uma boa jogada do flanco direito de Moçambique.

Incansável, no minuto 87, Witiness aguentou a falta e entrou pelo flanco esquerdo só que o seu cruzamento remate saiu longe da baliza de Kennedy.

Os “Chipolopolos” estavam derrotados, pela segunda vez nesta fase de apuramento, e estão fora da luta pelos dois lugares que dão direito ao apuramento para o CAN que será disputado no próximo ano nos Camarões.

A selecção de Moçambique continua no 3º lugar com menos 1 ponto que a Namíbia e a Guiné-Bissau, que no sábado empataram sem golos em Windoek.

No dia 22 de Março de 2019 os “Mambas” vão à Bissau para vencer os “Djurtus”, qualquer outro resultado, mesmo que os namibianos percam, não será suficiente para a qualificação.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Nenhum comentário:

Postar um comentário