Foi perante um auditório do Museu da Pedra de Cantanhede repleto de autarcas, militantes, representação governamental (Deputado – João Gouveia), representação do Ministério do Ambiente (Cátia Rosas – Assessora do Ministro do Ambiente) e da Federação do PS de Coimbra, que o Gabinete de Apoio Autárquico, da Concelhia do Partido Socialista de Cantanhede, promoveu o primeiro Encontro de Quadros Autárquicos Socialistas do Concelho de Cantanhede (EQAS).
Neste evento, de cariz pedagógico para os eleitos locais do PS, foi possível assistir a intervenções proferidas por especialistas acerca de assuntos relacionados com: legislação, regimentos dos poderes locais, comunicação/ intervenção mais eficaz em órgãos públicos, questões ambientes (economia circular) e eficácia do exercício de ação autárquica.
“Estas iniciativas estruturantes são essenciais para o exercício autárquico” – disse João Gouveia - deputado na Assembleia da República, que falou ainda da importância de “reforma política” que resultará da transferência de competências para as autarquias locais até 2021. Também Cátia Rosas – Assessora do Ministro do Ambiente – realçou as preocupações ambientes presentes na realização deste evento em que o uso do plástico (copos e garrafas) não esteve presente.
Já Tiago Estevão Martins, da Juventude Socialista da Federação de Coimbra, sublinhou o papel, cada vez mais, importante que os eleitos independentes têm. Destacou também a importância que as concelhias têm num exercício de uma ação política local mais eficaz.
De acordo com a organização do EQAS, para além de uma intenção didática, neste encontro pretendeu-se: “munir os eleitos locais com uma maior variedade de ferramentas e metodologias que lhe permitam uma ação política e uma cidadania ativa em representação do eleitorado mais eficazes”.
Por fim, para além de ficar, desde já, anunciado a realização de mais um encontro EQAS em 2019, ficou também comunicado, por parte do Gabinete de Apoio Autárquico do PS Cantanhede, a realização de futuras iniciativas que têm como temas a saúde local, a educação e a justiça.
______________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário