sábado, 8 de dezembro de 2018

Câmara Municipal de Vagos realizou reunião ordinária

Foram aprovados, por unanimidade, todos os pontos que constavam da Ordem de Trabalhos da Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Vagos, realizada no dia 6 de Dezembro de 2018.
Resultado de imagem para Câmara Municipal de Vagos realizou reunião ordinária
De entre outros assuntos, é de destacar a aprovação do Anteprojeto de Reabilitação do Palacete Visconde de Valdemouro, cuja estimativa orçamental ronda os 3,4 milhões de euros.
Com uma área de implantação de 1374,22m2 e uma área total de construção de 2832,91m2, esta é uma das intervenções previstas no Plano de Ação de Reabilitação Urbana da Vila de Vagos e tem com objetivo a reabilitação e ampliação do Palacete de modo a proporcionar condições para a instalação de um Pólo de Industrias Criativas e Culturais e pela ampliação do Museu do Brincar.
O programa funcional desta intervenção está vocacionado para o desenvolvimento das Indústrias Criativas, para a sensibilização artística e cultural da população, para o desenvolvimento de ideias criativas e para a formação cultural e de públicos, sempre numa ótica de dinamização da criatividade, produção da inovação social do Museu do Brincar e das valências a ele afetas. Pretende-se que este centro criativo funcione de modo articulado com o Museu, enfatizando a importância do reconhecimento sociocultural que o Museu do Brincar assume no Município e na Região, providenciando-se instalações contemporâneas que permitam ampliá-lo e garantir um maior volume de visitas.
Serão incorporados novos espaços funcionais, entre os quais um Auditório que permitirá um conjunto de ações e eventos com o objetivo de divulgação dos trabalhos realizadas pelas empresas instaladas e pelo Museu do Brincar, de modo a criar um Pólo aglutinador de dinâmicas criativas e culturais.
Outro dos objetivos da intervenção, é que esta possa ser um incentivo à recuperação e reabilitação do parque habitacional existente no centro urbano, que se encontra em vias de se degradar mais, dinamizando uma oferta diversificada e nova no parque habitacional existente, que incorpore contemporaneidade e atratividade, que permita fixar a população no núcleo urbano mais central e tradicional. A valorização do desempenho multifuncional do tecido urbano, que fomente a diversidade de usos, sairá reforçada pelo incremento do exemplo público, das obras de reabilitação do tecido urbano (nos edifícios de referência urbana), esta aposta permitirá aumentar uma articulação qualificada entre o edificado e o espaço público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário