A Câmara Municipal de Anadia conquistou, pelo quarto ano consecutivo, o “Galardão ECOXXI”, uma distinção instituída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que visa reconhecer o trabalho realizado pelos municípios em prol do desenvolvimento sustentável. A cerimónia de entrega do prémio decorreu, na passada quinta-feira, dia 29 de novembro, no Cineteatro de Estarreja.
O município esteve representado, na sessão, por Lino Pintado, vereador com o Pelouro do Ambiente, e por José Carlos Cardoso, Chefe de Divisão dos Serviços de Ambiente da Câmara de Anadia, que, das mãos de José Archer, presidente da ABAE, receberam o diploma que comprova que Anadia continua a integrar o pelotão dos municípios mais sustentáveis do país. Na ocasião, foi ainda entregue a bandeira ECOXXI e uma medalha de participação.
De referir que o Município obteve a maior pontuação de sempre, com 67 por cento, o que corresponde ao 22º lugar, no ranking dos municípios ambientalmente mais sustentáveis. Anadia continua, paulatinamente a aumentar a sustentabilidade na avaliação dos diferentes critérios analisados, subindo, assim, nos respetivos patamares, e sendo seu objetivo consolidar e aumentar ainda mais esta sustentabilidade. A avaliação das ações, práticas e políticas, realizadas em diversos domínios baseia-se num sistema de 21 indicadores desagregados em 65 subindicadores, e é realizada por um conjunto de pessoas e entidades que integram a Comissão Nacional ECOXXI e os seus júris especializados.
As áreas temáticas cobertas pelos diversos indicadores contemplam os domínios ambiental, social e económico, e vão da educação ambiental ao turismo sustentável, passando pela qualidade da água e do ar, gestão de resíduos e saneamento, mobilidade e ordenamento do território e, ainda, a participação pública, emprego e informação ao munícipe, entre outros. A atribuição da bandeira verde ECOXXI ocorre quando a avaliação global atinge ou ultrapassa os 50%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário