quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

360º- Não, nem todos os crimes da Caixa prescreveram; Marcelo vai deixar conhecer os grandes devedores da banca; e o que o frio obriga a fazer nos EUA

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
Sobre a Caixa foi aliás um dia de muitas novidades. A auditoria vai mesmo chegar ao Parlamento, um novo inquérito Parlamentar vai mesmo avançar e Mário Centeno não só garantiu que não haverá nova injecção de capitais na CGD, como admitiu aos deputados que houve "má gestão" no banco público e anunciou que serão apuradas responsabilidades civis. Só não disse como nem quando se saberão quem são esses responsáveis/maus gestores.

Com a auditoria independente a chegar ao Parlamentoaté final da semana, Ferro Rodrigues pediu agora que os partidos se entendam quanto à comissão de inquérito. Por isso pediu um texto comum e consensual, antes de comunicar a sua decisão, que anunciará a 14 de Fevereiro (uma data com significado, em que se comemora o Dia dos Namorados).

Marcelo deu uma ajudinha ao avanço desta comissão. Disse que, mal lhe chegue, vai promulgar o diploma que permite divulgar os grandes devedores da bancaFicaremos assim finalmente a conhecer os créditos ruinosos dados não só pela Caixa (como sempre pediram os partidos de direita), mas também pelo BES, BCP... Vai abrir-se a Caixa de Pandora.

Uma notícia de última hora, com a informação de que um homem atingido a tiro de caçadeira na Ajuda, em LisboaOs atiradores ainda estão em fuga.

Outra informação relevante 
Juan Guaidó revela que teve “reuniões clandestinas” com as forças armadas venezuelanas. Num artigo de opinião publicado no The New York Times e numa entrevista por escrito ao El País, o autoproclamado presidente da Venezuela confirmou que será dada amnistia a todos os militares que não sejam condenados por crimes contra a humanidade e rejeita riscos de uma guerra civil.

Mesmo assim, Portugal admite enviar militares para a Venezuela se a "situação justificar", mesmo dizendo que a questão "ainda não está em cima da mesa". A declaração do ministro da Defesa surgiu no dia em que as ruas de Caracas se voltaram a encher de venezuelanos num protesto promovido por Guaidó e em que terão sido detidos dois jornalistas franceses. Já Maduro, voltou a apontar o dedo a Trump.

Entretanto, o Parlamento Europeu antecipou-se à União Europeia e vai votar já hoje uma resolução, proposta pelo PPE, que reconhece Guaidó como presidente da Venezuela e seu único interlocutor.

Por cá, ignorando a megapolémica criada pelas suas declarações, o ministro do Ambiente voltou ontem a repetir (em duas ocasiões) que os carros a diesel têm os dias contados. Mas já o fez sempre em tom de justificação: achei “avisado fazer este aviso”, “aquilo que eu quis dizer não foi contrariado por ninguém", teve de dizer Matos Fernandes citando tudo o que podia citar. Agora é esperar novas reacções.

Mas esta (até) pode ser uma boa altura para comprar um carro a gasóleoHá seis razões para isso, segundo explica a nossa equipa do Auto.

Os enfermeiros voltam hoje à greve cirúrgica nos blocos operatórios que se vai estender até ao final de fevereiro. O anúncio da nova paralisação em sete hospitais públicos foi feito depois de uma reunião de quase cinco horas no Ministério da Saúde que terminou sem acordo. A ministra disse mais tarde na RTP que já pondera “meios jurídicos” para responder aos enfermeiros.
 
As negociações entre o Governo e os professores também estão suspensas... pelo próprio primeiro-ministro. António Costa afirmou que “só vale a pena” negociar quando houver “alguma coisa nova a propor” e não se senta à mesa com os sindicatos "só para entreter". Marcelo é que não pensa o mesmo, disse-o, e a Fenprof, claro, aplaudiu.

Na Educação há ainda um alerta importanteas datas de provas e exames nacionais foram alteradas. É melhor ir confirmar.


A Interpol descobriu um esquema fraudulento em que dezenas de mulheres portuguesas foram usadas em casamentos falsos. Segundo o JN (edição paga) serviam para legalizar cidadãos paquistaneses na Bélgica. Foram feitas cinco detenções no nosso país. 

Em cada 100 baixas médicas, 21 pessoas estavam em condições para trabalharA Segurança Social detetou em 2018 cerca de 70 mil casos de pessoas que após a fiscalização se revelaram falsos, escreve o Correio da Manhã.

May e Corbyn trocaram farpas no Parlamento britânico, mesmo antes de terem de se sentar para negociar o 'novo' Brexit. O que não vai ser fácil, porque a UE parece irredutível: palavra de Juncker e do negociador-chefe Michel Barnier. Das longas maratonas do Parlamento britânico sobra contudo outro protagonista, o speaker John Bercow, a voz que tenta manter a “Ordem” no caos de Westminster.

No Brasil, Lula foi proibido de sair da prisão para ir ao funeral do irmão, recorreu, foi-lhe dada razão, mas a autorização chegou tarde demais.

Em Málaga, a investigação à morte de Julen esbarrou nas primeiras contradições. Se os pais do bebé coincidem nas versões de que viram a criança cair e ainda o ouviram chorar e gemer, o dono do terreno e o construtor do poço contradizem-se sobre como estava o buraco no dia do acidente.

As autoridades francesas descobriram parte de dois assentos do avião onde seguia o jogador Emiliano SalaOs destroços estavam numa praia perto de Surtainville, na península de Cotentin.

No futebol, o FC Porto venceu Belenenses por 3-0 e manteve a vantagem de cinco pontos antes do Sporting-BenficaO jogo teve um protagonista que não o queria ser, diz o Bruno Roseiro na crónica, e Herrera chegou aos 150 jogos no campeonato.

Já o Sporting empatou em Setúbal (1-1) atrasando-se (definitivamente?) na luta pelo título: está a 10 pontos do líder. Na ressaca da conquista da Taça da Liga, a Mariana Fernandes diz na crónica que "o banho de realidade foi de água gelada". Antes do jogo, e do dérbi de domingo com o Benfica, Frederico Varandas atacou duramente Luís Filipe Vieira

E foi desta. Depois do fica-sai-fica, Jesus deixou mesmo o Al Hilal. O clube da Arábia saudita queria renovar com o treinador português, ele não queria continuar e houve mútuo acordo para a rescisão. Agora tem pelo menos o convite de um clube dos... distritais.

Os nossos Especiais

Fizemos o #10yearchallenge aos nossos políticos. Dos desconhecidos que se tornaram estrelas, ao auge do poder e à queda aparatosa, ora veja o que a Rita Tavares, o José Pedro Mozos e a Rita Dinis foram encontrar no baú (com as respectivas fotos) sobre Costa, Sócrates, Marcelo, Centeno, Rio, Cristas, Catarina, Jerónimo, Santana e até André Silva.

A nossa opinião
  • José Manuel Fernandes escreve "O racismo do radicalismo anti-racista": "Luther King lutou por uma sociedade em que as raças deixassem de segregar, tudo o contrário dos nossos Mamadous Bás que defendem uma política identitária, definida por raças "oprimidas" e "opressoras"".
  • Helena Garrido escreve "Se os deputados quiserem, haverá culpados na CGD": "O relatório de auditoria à CGD tem de dar aos deputados informação para identificarem os responsáveis pelo que se fez ao banco público, e estes devem punir gestores e grandes devedores que não pagam".
  • Paulo Tunhas escreve "A cabeça de fora da caverna": "Em cada bloquista há um lado Renato Alexandre (o personagem do programa do grande Bruno Aleixo). Um lado retardado, que traz consigo uma imensa irresponsabilidade. Em gente adulta seria impossível".
Notícias surpreendentes 
O destaque das estreias no cinema desta semana vai para "Correio de Droga". O filme realizado e interpretado por Clint Eastwood, que o coloca entre o cartel e a família, merece 5 estrelas do Eurico de Barros. Mas há mais opções para ir ver.

Fyre, o festival de luxo que prometeu uma experiência única numa ilha das Bahamas começou por se revelar um fiasco para depois ser classificado como fraude. Agora, supermodelos como Kendall Jenner e Bella Hadid podem ter de devolver milhares por terem promovido o evento com bilhetes a preços milionários.

Não é o primeiro, nem o segundo, nem o terceiro, nem sequer o quarto. Só nos últimos tempos, Gary Neville é o quinto grande jogador do futebol a confessar que viveu tempos difíceis com uma depressão"Se há 20 anos falasse em saúde mental num balneário, era gozado", explicou agora, revelando: “Perdi tudo em seis meses”.

O Facebook terá usado uma rede virtual privada para comprar dados pessoais de adolescentes através do Snapshat por 20 dólares. A ferramenta chama-se “Research”, e já foi banida (entre muitas outras semelhantes) pela Apple, criando polémica (da forte) entre Tim Cook e Mark Zuckerberg. Problema: não é só Facebook. O Google também anda a pagar por informações privadas dos iPhones à revelia da Apple.

Mesmo assim, o Facebook, entre todas polémicas deste anoregistou os maiores lucros da sua história.


Além de toda a informação do dia, o Observador tem uma nova revista Observador Lifestyle nas bancas que não pode perder. E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium


Boa quinta-feira 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2019 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário