quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

No âmbito do projeto Tardes Comunitárias | Biblioteca Municipal de Cantanhede promove Tarde de Magia



No passado dia 30 de janeiro, mais de 50 pessoas assistiram ao espetáculo “Tarde de Magia”, que decorreu no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede.
A iniciativa esteve inserida no projeto “Tardes Comunitárias: Dar + Vida aos Anos” e teve a sua apresentação a cargo do Ilusionista Francisco Pronto.
Durante o espetáculo foram apresentados inúmeros truques de ilusionismo, executados nomeadamente com cartas, fazendo as delícias dos presentes. O público vibrou com a apresentação, tendo alguns elementos do público participado ativamente, em palco, na elaboração e apresentação de alguns dos truques exibidos.

Sobre Francisco Pronto
Francisco Pronto, nascido em 1994, é natural da freguesia da Sanguinheira, no concelho de Cantanhede. Estudou Engenharia Informática no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) e trabalha atualmente como programador na cidade de Coimbra. Além do trabalho, e apesar do seu imenso gosto pelas várias artes, é sobretudo à magia e à música que tem dedicado o seu tempo.
Desde muito jovem que está integrado no meio musical. Estudou clarinete na Academia de Música de Cantanhede, instrumento que viria a tocar na Banda Filarmónica de Arazede, até ao ano de 2018. Atualmente, integra ainda dois coros: o Coro Legatto, de Mira, desde 2016, e o Coro Misto da Universidade de Coimbra, desde 2017.
Viu o seu gosto pela magia ser despertado muito cedo, através de um tio que tinha o mesmo fascínio. Porém, foi apenas na universidade, através do contacto com amigos da mesma idade, que começou a praticar esta arte. Desde então, tem mostrado o seu talento em diversas ocasiões, destacando-se a sua participação nas duas edições do Festival Cata-Sonhos, em Cantanhede, em 2017 e 2018, ano este em que recebeu uma Menção Honrosa. Nesta área, as suas maiores referências são os mágicos Michael Vincent, Dani Daortiz, Shawn Farquhar e, evidentemente, o ilusionista português Hélder Guimarães e o mais conhecido Luís de Matos.
No futuro, Francisco Pronto pretende continuar a conciliar as suas várias paixões e a causar surpresa e, acima de tudo, encanto em todos aqueles que assistem aos seus truques.  

Em Tardes Comunitárias
Nesse âmbito, todas as quartas-feiras, entre as 14h30 e as 17h30, irão decorrer ações que podem incidir em exercícios de ginástica e outros desportos ou em debates em torno de matérias tão diversificadas como a saúde e segurança, literatura, artes plásticas, turismo e a proteção civil, entre outras, nalguns casos a partir da análise de documentos ou da projeção de filmes. Por outro lado, estão previstas atividades de acentuada componente lúdica, como visitas guiadas, debates literários, ou apenas convívio social ativo.
Os interessados podem comparecer livremente à primeira edição, durante a qual devem formalizar a sua inscrição, o que é possível fazer também na Casa Francisco Pinto, na Rua António José de Almeida nº 3, em Cantanhede, ou através do tlf. 231 410 123 e do e-mail tardescomunitarias@cm-cantanhede.pt.
O programa terá, assim, uma componente didática e formativa destinada a estimular o interesse de quem dispõe de tempo mas que geralmente dispõe de grandes oportunidades de ocupação a esse nível.
Na prática, o que se pretende é “Dar Mais Vida aos Anos” proporcionando oportunidades de valorização e realização pessoal para um público com mais de 55 anos e percursos de vida diversificados, através de encontros em que é dada também a possibilidade de partilharem a sua experiência e saber com outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário