quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Concurso para Sistema de Mobilidade do Mondego lançado na próxima semana

O lançamento do concurso para as obras do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM) ocorrerá na próxima segunda-feira, depois de o Governo ter aprovado hoje uma autorização de despesa no valor de 85 milhões de euros.
Resultado de imagem para Concurso para Sistema de Mobilidade do Mondego lançado na próxima semana
NDC
No final de uma reunião do Conselho de Ministros, hoje realizada, o ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, anunciou a aprovação das “autorizações de despesa para o avanço imediato da obra”, através da reprogramação do programa Portugal 2020.
Depois dos trâmites de concursos, a obra propriamente dita “entrará pelo ano de 2020 fora”, de forma a que o sistema possa começar a ser operado em 2021, “ainda que de modo faseado”.
De acordo com o ministro, além da aprovação de 85 milhões de euros para investimento na infraestrutura, foram aprovados investimentos a realizar na estação de Coimbra-B (15 milhões) e em material circulante (20 milhões), que também terão financiamento comunitário.
Esta é uma solução de “metrobus”, de autocarros elétricos que, segundo o ministro, pretende recuperar a mobilidade entre os concelhos da Lousã, de Miranda do Corvo e de Coimbra.
“A solução de ferrovia pesada já não servia a população”, considerou o ministro, destacando que esta solução permitirá servir melhor as populações, é mais eficiente e tem em conta a descarbonização.
Lusa
_____________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário