quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Carnaval de Estarreja lança a música “Sorria” que junta Tiago Nacarato e a Orquestra Bamba Social :: 22 janeiro, terça-feira, 15h

Resultado de imagem para Carnaval de Estarreja lança a música “Sorria”
O mote já está lançado: Sorria com o Carnaval de Estarreja! Com letra de Luca Argel e arranjos de Reinaldo Costa e Tomás Marques e interpretada por Tiago Nacarato e pela Orquestra Bamba Social, a música “Sorria” vai ecoar na cidade e no país e chamar os estarrejenses, os foliões, e todos os que gostam de brincar ao Carnaval.
A apresentação oficial do tema e do videoclipe está marcada para dia 22 de janeiro, terça-feira, e conta com a presença do cantautor portuense com raízes brasileiras, Tiago Nacarato; de elementos do coletivo de músicos luso-brasileiros, Orquestra Bamba Social; do Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, e da Vereadora da Cultura, Isabel Simões Pinto.
Cada palavra da música enaltece a história de um dos maiores e mais antigos cortejos carnavalescos do país. Por isto, a canção faz referências às antigas Batalhas das Flores, aos bailes, à ria, aos tamancos, aos amores e aos barcos. Sendo um evento que resulta do envolvimento e da participação de toda a comunidade, as ruas de Estarreja foram invadidas pelos estarrejenses, pelas escolas de samba, pelos grupos de folia e pelos grupos do Carnaval Infantil para as gravações deste filme que celebra a música, a festa e o Carnaval, um dos principais eventos do município estarrejense. 
Mas o Carnaval de Estarreja é muito mais: é o carnaval brasileiro, o carnaval da folia, o carnaval de e para as famílias e o carnaval da comunidade. Todas estas expressões culturais convivem num evento que é único porque é fruto do envolvimento e da participação de toda a comunidade.
No dia 22 de janeiro, terça-feira, convidamo-lo a estar presente numa “PressTrip” que promete desvendar o ambiente contagiante de folia do Carnaval em Estarreja, tradição que remonta ao final do século XIX, com as famosas batalhas das flores, e permanece viva no século XXI.
Como é feito o Carnaval? Às 15h00, embarque numa viagem pela “Fábrica de Fantasia” onde as sedes dos grupos de folia e das escolas de samba revelarão o processo de trabalho desenvolvido por voluntários que, ao longo de vários meses, se dedicam à produção de fantasias, alegorias, acessórios, carros, à encenação do espetáculo, às coreografias e a horas intermináveis de ensaios. Desafiamo-lo a experimentar e a viver de perto o ritmo e a emoção do que é fazer e construir espetáculo memorável. Haverá ainda tempo para sair na paragem do “Pavilhão dos Carros” para ver em primeira mão os grandes carros alegóricos que encherão de cor, de vida e de luz, os desfiles carnavalescos.
A última paragem é no Cine-Teatro de Estarreja. Prepare-se! À chegada será desafiado a juntar-se a músicos e não músicos e a pequenos e graúdos com a Orquestra Toc´Acordar, para um momento de Percussão Criativa cheio de dinamismo e de música. Já no palco, e todos reunidos numa roda de samba, fique a conhecer em exclusivo a música e o videoclipe do hino ao Carnaval de Estarreja, “Sorria”, de Tiago Nacarato com a Orquestra Bamba Social. Quem serão os ilustres Reis da edição de 2019? E qual a programação Carnavalesca? Tudo será revelado em torno desta mesa.
A foliar desde 1897, o Carnaval de 2019 arrancou a 14 de janeiro e terminará a 5 de março na companhia de 12 Grupos ( 5 escolas de samba e 7 grupos de folia), envolvendo mais de mil figurantes, que ano após ano apresentam mais qualidade, imaginação e brilho, contagiando de alegria e de energia milhares de pessoas que visitam Estarreja nesta época do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário