terça-feira, 30 de abril de 2019

Câmara do Porto disponível para descer imposto se Governo acabar com adicional do IMI

Resultado de imagem para Câmara do Porto disponível para descer imposto se Governo acabar com adicional do IMI
Dinheiro Vivo
O presidente da Câmara do Porto afirmou que se o Governo acabar como o Adicional ao IMI, a autarquia reduz em mais 10% este imposto, uma resposta ao PS que o acusa de manter "uma carga fiscal excessiva".
“Vou-lhe fazer um desafio. Quando, de facto, o Governo reduzir significativamente os impostos (…) então digam-nos que nós acompanhamos (…) Porque eu já sei o que vai acontecer. À medida que nós reduzirmos o IMI vão aparecer sobretaxas do IMI e esse dinheiro fica em Lisboa e para isso não”, defendeu em resposta, ao deputado do PS Pedro Braga de Carvalho, na Assembleia Municipal do Porto desta segunda-feira.
“Já que gostam muito de redução de impostos acabem com essa sobretaxa [Adicional ao IMI]. Se acabarem com essa sobretaxa, eu prometo que nós fazemos uma nova redução de 10% do IMI para os residentes”, concluiu o presidente da autarquia, Rui Moreira.
Para o autarca, o “Adicional ao IMI” aplicado a imóveis com valor superior a 600 mil euros, devia reverter para as autarquias que podiam utilizar essa verba, por exemplo, para minorar o problema da falta de habitação.
Na sua análise às contas da autarquia do ano de 2018, aprovadas na Assembleia Municipal do Porto desta segunda-feira, o socialista afirmou que, por um lado, o saldo de gerência de 85 milhões demonstra uma incapacidade para encontrar respostas, e por outro confirma que se mantém “uma carga fiscal excessiva”.
Para o deputado, o aumento de 25% da receita fiscal revela que a autarquia podia ter reduzido a taxa de IMI como propôs o PS.
Já o deputado do grupo municipal do Bloco de Esquerda (BE) Pedro Lourenço defendeu que o aumento das receitas do IMT, que é “hoje o triplo” podia ser utilizado para dar resposta à crise da habitação e desafiou o executivo a apresentar em junho um orçamento retificativo.
O BE, que votou contra as contas de 2018, voltou ainda a defender que a autarquia abandone a “parceria público-privada” anunciada para o Quartel do Monte Pedral e Monte da Bela e que avançe com estes dois projetos apenas com investimento público, evitando um “provável” chumbo do Tribunal de Contas.
Já o deputado do PSD Francisco Carrapatoso sublinhou que hoje, os portuenses pagam “manifestamente” mais impostos para assegurar que as contas da câmara estejam equilibradas.
“De 2015 a 2018 estamos a falar de mais 50 milhões de euros em impostos, em três anos houve um aumento de impostos, pago pelos portuenses, de 42%. Só em 2018, o aumento foi na ordem dos 35 milhões de euros”, observou.
A CDU, que ao contrário do PS e do PSD que se abstiveram, votou contra a prestação de contas de 2018, garantiu não estar preocupada com a cobrança de imposto, mas com a sua aplicação, defendendo que a autarquia podia ter acolhido já em 2018 algumas das propostas da CDU.
Na resposta, Rui Moreira voltou a reiterar estar disponível para baixar impostos se, por exemplo, os partidos que apoiam o Governo convencerem o Instituto de Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) a construir a habitação a custos controlados em Monte Pedral e no Monte da Bela.
“Oferecemos o terreno ao IHRU e o IHRU constrói”, afirmou, salientando que a cidade tem comprometido uma parte significativa da sua função social para a habitação.
Bebiana Cunha, do PAN, disse estar preocupada sobretudo com a forma como estão a ser feitas intervenção em alguns bairros municipais.
Já o líder da bancada de Rui Moreira, André Noronha, sublinhou que o aumento da carga fiscal resulta do aumento da receita do IMT proveniente do aumento da atividade económica.
Portal D´Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário