sexta-feira, 24 de maio de 2019

Em Tavira CPCJ de Cantanhede participa no Encontro Anual de Avaliação da Atividades das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens




“CPCJ-Valorizar o passado, construir o futuro” é o tema do Encontro Anual de Avaliação da Atividade das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), que se encontra a decorrer no Parque de Feiras e Exposições de Tavira, entre os dias 22 e 24 de maio.
A iniciativa, que acolhe mais de 600 pessoas, entre membros das CPCJ, especialistas e convidados, é organizado pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos das Crianças e Jovens e conta com o apoio do Município de Tavira.

Na sessão de abertura esteve presente José António Vieira da Silva, Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Lucília Gago, Procuradora Geral da República, Rosário Farmhouse, Presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens e Jorge Botelho, Presidente da Câmara Municipal de Tavira.
A conferência de abertura “Construir o futuro com os pais de hoje” foi proferida pelo psiquiatra e escritor Daniel Sampaio, que constituiu mais um contributo reflexivo e formativo dos comissários. 
Seguiu-se apresentação do relatório anual de avaliação da atividade das CPCJ relativo a 2018, documento de referência sobre o trabalho desenvolvido pelas 309 Comissões de Proteção.
A colóquio “Um olhar sobre as crianças e jovens de hoje” que decorreu ontem, 23 de maio, e foi proferido pela professora Maria João Leote.
Durante o encontro, para além de um mostra de atividades e projetos desenvolvidos ao longo do ano, houve também lugar a vários painéis com testemunhos de Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, de diferentes regiões do país, que apresentaram boas práticas tanto na área da proteção como na prevenção.
Hoje, último dia do encontro, realiza-se a sessão temática “CPCJ – Construir o futuro”, com Isabel Soares, Professora Catedrática da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Sofia Borges Pereira (Comissária da CNPDPCJ e vogal do Conselho Diretivo do ISS) e Angel Parreño, Diretor-Geral de Serviços para as Famílias e Infância de Espanha. A moderação fica a cargo de Paulo Guerra (Juiz Desembargador e Diretor-adjunto do CEJ). 
O encerramento ocorrerá hoje, pelas 12h00, e contará com a presença de Francisca Van Dunem, Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem e de Ana Sofia Antunes, Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário