domingo, 5 de maio de 2019

Monumento ao Leitão descerrado em Sangalhos

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, marcou presença no “6º Encontro de Confrarias na Bairrada”, promovido pela Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada (CGLB), que decorreu, no passado dia 27 de abril, no Aliança Underground Museum, em Sangalhos. 
O evento ficou ainda marcado pelo descerramento de um marco alusivo ao Leitão da Bairrada, no Jardim do Passal, naquela vila do concelho de Anadia. Para além da homenagem ao Leitão, o “monumento” pretendeu ainda assinalar o 6º Encontro, daí que, no mesmo, se encontrem inscritos os nomes das confrarias, oriundas de diversos pontos do país, que estiveram presentes.
Na ocasião, Maria Teresa Cardoso, deixou um agradecimento à organização pelo convite feito ao Município para estar presente neste encontro de Confrarias, tendo também destacado o trabalho que a CGLB tem vindo a realizar, ao longo destes anos, na promoção e defesa deste produto endógeno. Deu ainda os parabéns pelo descerramento do marco que “ficará para memória futura”.
A autarca fez ainda referência à cedência das instalações da antiga Escola Primária do Paraíso, em Sangalhos, pela Junta de Freguesia à Confraria para que aí possa instalar a sua sede social. A edil anadiense sublinhou que o Município está disponível para apoiar eventuais obras de conservação que a CGLB pretenda efetuar no edifício, à semelhança do que já tem acontecido com outras associações do concelho a quem foram cedidas instalações similares.
De recordar ainda que o executivo camarário aprovou na sua reunião, do passado dia 17 de abril, a atribuição de um apoio no valor de 1.750,00 euros à Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada para a realização deste encontro.
O presidente da Freguesia de Sangalhos, António Floro, também esteve presente, mostrando-se “orgulhoso pelo descerramento deste monumento” e pelo facto de ter na sua Freguesia “uma Confraria Gastronómica que defende um dos principais ex-libris da região”.
A CGLB, com sede, na vila de Sangalhos, tem como missão a defesa da legitimidade do Leitão à Bairrada e preservação da sua qualidade e das suas seculares características, honrando e prestigiando a tradição, de forma a proteger esta iguaria de qualquer incumprimento da receita tradicional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário