segunda-feira, 8 de julho de 2019

Região de Aveiro | Município de Anadia reconhece Mérito Desportivo

Foi com toda a pompa e circunstância que o Município de Anadia prestou homenagem aos desportistas anadienses que se distinguiram nas duas últimas épocas desportivas (2017/2018 e 2018/2019), numa cerimónia que decorreu, no passado dia 3 de Julho, no Cineteatro Anadia.
A Federação Portuguesa de Ciclismo, o Selecionador Nacional de Ciclismo de Pista, Gabriel Mendes, o ciclista Nélson Oliveira, a atleta de Tricicleta Sandra Semedo, o jovem jogador de futebol Miguel Luís e o treinador de Futsal, Nuno Dias foram galardoados com “Distinções Extraordinárias”, pelas suas conquistas desportivas, bem como pelo trabalho, empenho e dedicação que demonstraram nos últimos dois anos, levando, dessa forma, bem longe o nome de Anadia e do concelho.
O vereador do Desporto da Câmara Municipal de Anadia, Jorge Sampaio, salientou a importância deste tipo de eventos, no sentido “de premiar a excelência de quem trabalhou e lutou para alcançar os seus objetivos”. Por outro lado, realçou que esta cerimónia é também dedicada a todos os que trabalham para que “tenhamos desporto no concelho”.
O autarca anunciou ainda que, em 2020, vai começar “uma nova era” no desporto em Anadia, com “uma nova forma de abordar” esta realidade. “Estamos a preparar um ano fantástico”, afirmou. Finalizou a sua intervenção, dando os parabéns aos distinguidos da noite, bem como àqueles que todos os dias fazem desporto em Anadia.
A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, deixou uma palavra de apreço e gratidão a todos os homenageados pelos sucessos desportivos alcançados nas duas últimas épocas, considerando que “o êxito que alcançaram é um reflexo direto do trabalho, do empenho, da capacidade de sacrifício, da competência e do talento”.
A edil anadiense salientou que o desporto assume, cada vez mais, “uma enorme preponderância”, motivo pelo qual “o Município tem vindo a apostar, de forma decisiva, na organização e no apoio a eventos de natureza desportiva, na criação e beneficiação de infra-estruturas para a prática desportiva, na ação concertada de esforços com vista ao desenvolvimento desportivo”, assim como “na promoção do desporto para todos e do desporto de alto rendimento, enquanto faces de uma mesma moeda, extremamente valiosa”.
Maria Teresa Cardoso sublinhou que “a promoção do desporto tem, cada vez mais, reflexos diretos noutras áreas, nomeadamente no turismo”. “Em Anadia, esta relação tem sido particularmente forte, mas queremos que seja uma realidade ainda mais evidente, o que passa por uma maior diversificação das ofertas desportiva e cultural”, adiantou.
Referiu que o Município está empenhado “numa maior aposta na inclusão, no que respeita às diferentes faixas etárias, ao aumento do número de atletas e de equipas femininas, bem como de praticantes com deficiência, permitindo ampliar e enriquecer a nossa comunidade desportiva”.
“O próximo ano de 2020 vai representar uma mudança de paradigma no desporto do nosso concelho”, afirmou a autarca. Para tal, espera contar com o apoio das associações “para desempenharem um papel fundamental neste projeto, graças à experiência desportiva, à sua proximidade à população, e à sua especial capacidade para, junto desta, intervir em matéria de promoção de atividade física”.
A cerimónia de Reconhecimento de Mérito Desportivo contou ainda com dois momentos de dança, protagonizados por alunas da “Dança Jazz Poutena”, do Centro Social Cultural e Recreativo de Poutena e com a atuação de Rúben Cardoso, ao violino, terminando com o “Hino de Anadia Município do Desporto”, cantado pelo músico anadiense, Gonçalo Tavares.
HOMENAGEADOS:

DISTINÇÕES EXTRAORDINÁRIAS
Federação Portuguesa de Ciclismo
Gabriel Mendes (Selecionador Nacional de Ciclismo de Pista)
Nélson Oliveira (Especialista em Contrarrelógio, ciclista da equipa Movistar)
Sandra Semedo (Campeã do Mundo de Tricicleta)
Miguel Luís (Atleta da equipa sénior do Sporting CP)
Nuno Dias (Campeão europeu de Futsal, treinador do Sporting CP)

DISTINÇÃO “SENTIR ANADIA”
Associação Recreativa Aguinense, Anadia Futebol Clube, Associação Desportiva e Cultural da Ribeira Azenha, Atlético Clube de Famalicão, União Recreativa Ferreirense, Moita Rugby Clube da Bairrada, Associação Desportiva de Paredes do Bairro, Sangalhos Desporto Clube, Associação Desportiva e Cultural de Vila Nova de Monsarros, Bairrada Cycling Team /Clube de Ciclismo da Bairrada, Anadia Squash Clube, Associação Cultural e Recreativa da Cerca – S. Pedro, Club de Ancas, APPACDM – Anadia, Grupo Desportivo Moitense, Associação Recreativa de Grada, Centro Social Cultural e Recreativo da Poutena, Centro Cultural e Recreativo do Outeiro de Baixo, O Desportivo de Ancas, Associação Cultural e Recreativa da Quinta do Perdigão, Associação Ligeirinhos do Asfalto, Associação Desportiva Bairradafut, Grupo Columbófilo da Bairrada, União Columbófila do Cértima, Associação Desportiva e Cultural da Pedralva, Associação Cultural e Recreativa do Twelvespot, Núcleo de Cicloturismo da Bairrada, ADABEM: Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Mogofores, Núcleo de Karaté de Sangalhos e “Saca Trilhos Anadia”

RECONHECIMENTO PÚBLICO A ATLETAS, COLABORADORES E DIRIGENTES POR INICIATIVA DAS COLETIVIDADES
Associação Recreativa Aguinense: Amílcar Queiroz; Anadia Futebol Clube: César Leal; Associação Desportiva e Cultural da Ribeira - Azenha: Luís Alberto Ribeiro; Atlético Clube de Famalicão: António Cancela; Associação Desportiva e Cultural de Vila Nova de Monsarros: Armando Silva; Bairrada Cycling Team: Henrique Queiroz; Associação Cultural e Recreativa da Cerca – S. Pedro: Sérgio Calado Martins; e Núcleo de Karaté de Sangalhos: Ricardo Gomes

DISTINÇÕES POR TÍTULOS COLETIVOS
Bairrada Cycling Team - Clube de Ciclismo da Bairrada, Moita Rugby Clube da Bairrada, O Desportivo de Ancas (equipa de Petizes de Futsal) e Equipa de Dardos Bairradina

DISTINÇÕES POR TÍTULO INDIVIDUAL
COLUMBOFILIA: Miguel Ribeiro, Vitalino dos Santos, Alberto Sousa Silva, António Faria, Joaquim Correia e Pedro do Vale (Grupo Columbófilo da Bairrada)
ORIENTAÇÃO: Albano João e Palmira João (Clube de Orientação do Centro)
RUGBY: Gonçalo Almeida (Associação de Estudantes do Instituto Superior de Agronomia); Beatriz Rodrigues e Inês Spínola (Seleção Portuguesa de Rugby de Sevens, do Moita Rugby Clube da Bairrada)
GINÁSTICA RITMICA: Pilar Teixeira (Escola Rítmica de Aveiro)
KARATE: Tomás Silva, Victoria Bazyuk, Sofia Nogueira, Ana Ferreira, Daniel Agostinho e Inês Lopes (Núcleo Karate de Sangalhos)
SQUASH: Sara Neves, Alexandra Santos, Simão Neves, Beatriz Dias, Gonçalo Santos, Constança Almeida, Pedro Silva e Diego Pita (Anadia Squash Clube)
CICLISMO ADAPTADO: Carlos Carvalho (APPACDM-Anadia)
BASQUETEBOL: Tiago Barreto Andrade, Martim Ribeiro, Simão Silva, João Campos (Sangalhos Desporto Clube); e João Janeiro (treinador da Liga Feminina 2017/18 pela Federação Portuguesa de Basquetebol)
ATLETISMO: Tiago Madureira (ACR Sr.ª do Desterro), Mário Silva ((ACR Sr.ª do Desterro), Helena Mourão (ACR Sr.ª do Desterro), Telmo Nascimento e João Pedro Santos (CAOB)
DARDOS: Carolina Batista
PESCA DESPORTIVA: Jorge Fernando Penetra
CICLISMO: Vinício Rodrigues, Rodrigo Caxias, Diogo Narciso, Margarida Martins e Beatriz Pereira (Bairrada Cycling Team).



Nenhum comentário:

Postar um comentário