segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Caldas da Rainha | Primeiro fim-de-semana da Frutos com 25 mil visitantes


A edição de 2019 da Feira dos Frutos abriu as suas portas na passada sexta-feira, 16 de Agosto, com a presença do Secretário de Estado do Ambiente e Transição Energética, João Ataíde, assinalando da melhor forma as preocupações ambientais deste evento.
Durante o primeiro fim-de-semana passaram pela Frutos cerca de 25 mil visitantes. Muita fruta, muita animação e muito público. Assim se pode resumir este evento, onde há um grande destaque para a sustentabilidade.

Para além do espaço onde é recriada a Praça da Fruta, são vários os produtores de fruta presentes a venderem directamente ao público.

No total, são cerca de 120 expositores nas mais diversas áreas, com maior foco na fruta, No espaço institucional estão presentes a Associação Portuguesa Maçã de Alcobaça, a Associação Nacional de Produtores de Pêra Rocha e várias cooperativas de agricultores.

A 31ª edição da Frutos volta a ter o selo Eco-Evento e a certificação “Evento Mais Sustentável”, tendo como novidades a distribuição de eco-cinzeiros portáteis para minimizar o impacto das beatas no chão e a venda dos "Eco Copo Frutos Reutilizável". Em alternativa, também pode levar um copo reutilizável de casa, desde que não seja de vidro.

Os resultados têm sido incríveis, com o recinto muito mais limpo e sem copos de plástico no chão.

A aquisição de bilhetes electrónicos dá direito uma ecobox, que contém um vaso com uma árvore que pode ser plantada diretamente no solo.

Quem recorrer ao serviço de estafetas receberá um saco reciclável com a marca “Feira Frutos e Praça da Fruta”.

Público entusiasmado em todos os concertos
A Frutos, organizada pelo município das Caldas da da Rainha, tem também uma grande componente festiva, com destaque para os concertos nocturnos, a iniciarem sempre às 22h00.
Jorge Palma abriu em grande os concertos no palco principal da Feira dos Frutos, com um espectáculo que emocionou o público e o próprio artista, que mais parecia não querer deixar as Caldas da Rainha.
O músico fez questão de sublinhar as qualidades desta cidade, evocando a memória da Rainha D. Leonor e a obra de Rafael Bordalo Pinheiro. “Obrigado por estarem aqui, está tudo muito bonito”, referiu Jorge Palma.
No sábado à noite, um dos fenómenos musicais do momento, Bárbara Bandeira, superou as expectativas e fez um concerto emocionante na noite de ontem, 17 de Agosto, no palco principal da Feira dos Frutos.
Ao concerto acorreram milhares de fãs, em grande parte adolescentes e crianças, acompanhados dos pais que também apreciaram muito o espectáculo. Um dos momentos altos foi quando subiu ao palco Sara Carreira (também cantora e filha de Tony Carreira).
No final, foram muitos os que puderam tirar uma selfie com a artista, que fez questão de não desiludir os fãs e esteve durante quase uma hora também a distribuir beijinhos e abraços.
O regresso de André Sardet às Caldas foi outro dos momentos altos da edição deste ano da Frutos, com o público a entoar alguns dos temas mais conhecidos do cantor. Sempre muito comunicativo com o público, André Sardet criou um ambiente encantado no Parque D. Carlos I.
Esta noite, 19 de Agosto, haverá um espectáculo especial com a Banda Comércio e Indústria acompanhada por Ana Bacalhau.  Terça-feira a Frutos recebe Tatanka (projecto a solo do vocalista dos Black Mamba) e na quarta-feira será a vez dos Wet Bed Gang (rap e hip-hop). Seguem-se João Pedro Pais (dia 22), Blaya (23), Raquel Tavares (24) e Rui Veloso (25). A seguir aos concertos há sempre uma festa com DJs.
Em todos os espaços do recinto há sempre animação, venda de frutas, artesanato, workshops, actividades para as crianças, exposições, iniciativas ligadas à saúde e bem-estar, nutrição, showcookings com chefs conceituados, que utilizam os produtos locais e da época.

Horário
Segunda-feira a quinta-feira das 18:00 à 01:00 hora
Sexta-feira das 18h00 às 03h00
Sábados das 16h00 às 03h00
Domingos das 16h00 à 01h00


Programa de animação fora do palco principal
Dia 19
19h30 - Gaiteiros da Fanadia - Itinerante;
20h00 - Dudu Viola - Palco Institucional;
20h30h- Rancho Folclórico Danças do Arnóia - Palco Museu.

Dia 20
19h30 - Bem.dito.canto - Palco Institucional;
21h00- Rancho Esperança na Juventude - Coreto.

Dia 21
20h00 - Sons da Terra  - Palco Museu.

Dia 22
19h30  - Last Roots  - Palco Institucional; 
20h00 - Rancho Folclórico Danças do Arnóia - Coreto.
20h30 - Voodoo Childs - Palco Museu.

Dia 23
20h00 - Bandinha da Alegria - Itinerante;
20h00 - Sons da Terra - Palco Museu;
20h30 - Grupo Tradicional “Os Cavaquinhos das Gaeiras” - Coreto.

Dia 24
17h30 - Escola de Concertinas da Gracieira - Coreto;
19h00 -Júlia Valentim e Fernando Lopes - Palo Museu;
19h00 - Escola de Concertinas da Gracieira - Coreto;
19h00 - Concertinas de Óbidos - Itinerante.
20h30 - Júlia Valentim e Fernando Lopes - Palco Museu;
21h00 - DJ Stuart - Coreto;
21h00 - Concertinas de Óbidos - itinerante.

Dia 25
19h00 - Paulo Seixas e João Frazão - Palco Museu;
20h30 - Paulo Seixas e João Frazão - Palco Museu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário