quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Algarve | Candidaturas abertas para estágios remunerados

A AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) abriu o período de apresentação de candidaturas para mais uma edição do INOV Contacto, um programa que oferece aos jovens portugueses a oportunidade de realizar um estágio remunerado de 6 a 9 meses em mais de 80 países, em empresas portuguesas ou estrangeiras de todas as áreas profissionais.
Até 10 de outubro, os jovens licenciados em qualquer área de formação, que tenham até aos 29 anos, podem candidatar-se.
Segundo Maria João Bobone, responsável pelo programa INOV Contacto, “algo que diferencia este de outros programas existentes no mercado é o fator surpresa. Quando um candidato se inscreve, não pode escolher o seu destino, já que é à equipa do INOV Contacto que compete fazer o match entre o candidato e empresa. É uma situação que implica um voto de confiança por parte dos candidatos, mas para aqueles jovens que se encontrem altamente motivados para vivenciar algo de diferente e não se sintam condicionados por uma ideia pré-estabelecida, poderão beneficiar de uma experiência única no estrangeiro proporcionada pela AICEP ”.
“Os dados da AICEP mostram que 95% dos participantes aceitam e consideram uma enorme mais-valia a experiência de estágio que lhes foi proporcionada, reconhecendo, muitos deles, que foi esta aposta no desconhecido que os levou a decidir abraçar o desafio que definitivamente marcou e mudou as suas vidas para melhor”, acrescenta este responsável.
Em 23 edições, o INOV Contacto já levou 6 mil jovens a estagiar em mais de 1.100 empresas e organizações espalhadas por 82 países, em locais tão variados como Estados Unidos, Espanha, Brasil, Moçambique, China, Reino Unido, Namíbia, Gana, Cazaquistão, Irão. Nas primeiras 4 semanas após concluírem o estágio, 60% dos participantes encontra emprego, seja na empresa de acolhimento ou numa nova entidade.
Além de assegurar as viagens de ida e volta entre Portugal e o país de destino, o Programa atribui aos estagiários uma bolsa de formação mensal, subsídio de refeição e ainda um subsídio de alojamento que varia entre os 1.500 e os 1.800 euros líquidos, de acordo com o índice de custo de vida da ONU, publicado para os países de destino.
Com 200 vagas abertas para 2020, as candidaturas decorrem no site do INOV Contacto de 10 Setembro a 10 de Outubro.
Durante este período os jovens poderão ver respondidas todas as suas questões em duas sessões de esclarecimento que se realizarão em Lisboa – no dia 18 de setembro, e no Porto – no dia 25 de setembro, a partir das 15h nas instalações da AICEP das respetivas cidades, e para as quais também se podem inscrever online ou simplesmente aparecer.
Além do comprovativo de licenciatura (com mestrado integrado se for o caso), é obrigatória a apresentação de um certificado de nível de inglês no ato de candidatura. Não estarem a estudar ou a trabalhar no momento em que são convidados e aceitam integrar o programa são outros requisitos necessários.
O INOV Contacto inicia-se com um seminário de práticas internacionais durante o qual os jovens recebem formação de apoio à experiência que irão realizar, que culmina com o momento de divulgação dos seus destinos, a que se segue a partida à aventura, fora do território nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário