sábado, 16 de novembro de 2019

Alvaiázere | Festival Literário Internacional do Interior gera donativo à IPSS Centro Social de Pussos


No passado mês de junho, entre os dias 12 e 17, decorreu a 2.ª edição do Festival Literário Internacional do Interior (FLII) – “Palavras de Fogo”, evento internacional que fomenta e promove cultura literária nos doze concelhos da região afetados pelos incêndios de 2017, entre os quais, o concelho de Alvaiázere.
Integrado no programa, no dia 15 de junho, decorreu um jantar literário de cariz solidário com leituras pouco prováveis e presença dos autores: Patrícia Portela (autora de obras literárias e performances na Bélgica), Asiya Zahoor (poeta e linguística de Caxemira), Eun Heekyun (autora da Coreia do Norte). O jantar, então, decorreu no polo de Alvaiázere da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó e foi confecionado pelos alunos do Curso Profissional de Técnico de Restauração – Cozinha e Pastelaria, tendo contado com a participação da Orquestra da Sociedade Filarmónica Alvaiazerense de Santa Cecília.
Conforme aprovado pela Câmara Municipal, para além do cariz cultural da iniciativa, pretendeu-se que esta tivesse também um intuito social, tendo-se proposto a angariação de fundos para a instituição particular de solidariedade social (IPSS) Centro Cultural Recreativo e Social da Freguesia de Pussos, que se encontra a construir um lar.
Apurado o “lucro” do jantar, resultaram €418,00, que foram entregues pela Sra. Presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere, Célia Marques e pela Sra. Vereadora com o pelouro da ação social e da cultura, Sílvia Lopes, na passada quarta-feira, dia 13 de novembro, aos responsáveis daquela IPSS, Presidente e Vice-Presidente da Direção, respetivamente, Arménio Simões e Clara Pacheco.
Ressalva-se na iniciativa, mais do que o valor angariado, (relativamente baixo quando comparado com as exigências orçamentais do empreendimento em curso), a capacidade de se promoverem sinergias nas dinâmicas comunitárias, que, neste caso, deram o seu contributo para o surgimento de mais uma resposta social no concelho de Alvaiázere.

Nenhum comentário:

Postar um comentário