segunda-feira, 11 de novembro de 2019

MARINHA GRANDE, CAPITAL DO JAZZ

Jazz vai às escolas na Marinha Grande
A Câmara Municipal realizou o projeto “O Jazz vai às Escolas”, na passada sexta-feira, 8 de novembro, no âmbito da 5ª Edição do Festival Jazz da Marinha Grande, com o propósito de divulgar e explicar como surgiu o Jazz, junto da comunidade escolar.
Decorreram workshop’s nos Agrupamentos de Escolas Marinha Grande Nascente e de Vieira de Leiria, que se inscreveram neste projeto do Município. O diretor artístico do Festival, César Cardoso, fez a contextualização sobre a evolução do Jazz, desde os anos 20 até aos dias de hoje, incentivando os alunos a explorar este género musical. Deu breves explicações sobre as diferentes estéticas e sub-estilos ao longo dos quase 100 anos de história do Jazz.
De acordo com a Presidente da Câmara Municipal "há que realçar a importância deste passo que se deu. Os espetáculos e os eventos são muito importantes mas a cultura não é apenas isso, é igualmente a criação de públicos. Ao expormos as nossas crianças a Jazz, teatro e cinema alternativo estamos a desenvolver o seu apetite por este tipo de produto cultural e desta forma estamos realmente a apostar no futuro."
Nas apresentações estive presente um “Quinteto” que tocou vários temas/standards de jazz que simbolizam os vários sub-estilos e que foi composto pelos músicos César Cardoso (saxofone), Diogo Pedro (trompete), Pedro Nobre (piano), Diogo Dias (contrabaixo) e João Maneta (bateria).


Nenhum comentário:

Postar um comentário