terça-feira, 12 de novembro de 2019

Proença-a-Nova quer atrair visitantes durante todo o ano



Gastronomia, praias fluviais, atividades na natureza, cultura, história e tradição são algumas das temáticas em destaque no calendário de eventos para 2020, apresentado na reunião de câmara de 4 de novembro. A aposta do Município de Proença-a-Nova está em linha com os anos anteriores, com uma oferta diversificada para vários públicos e com motivos que justifiquem a visita ao território durante todo o ano. Para o presidente da Câmara Municipal, João Lobo, “a tarefa de promover o concelho é um compromisso de todos aqueles que verdadeiramente sentem orgulho nas suas raízes, espelhadas no vasto património, seja ele material ou imaterial. Nesse sentido, o Município realiza um calendário de eventos cheio de momentos em que somos todos chamados a tomar a iniciativa, tirando partido das várias infraestruturas que ao longo dos anos se têm realizado”. 

Para 2020 estão previstos os festivais da Adega Típica (estimulando os produtores de vinho a participarem no Concurso de Vinhos, realizado em parceria com o CCV da Floresta), da Cereja e do Limão, do Peixe do Rio, do Plangaio e do Maranho, da Tigelada e do Mel (um evento que ganha cada vez mais dimensão) e o Mercado dos Sabores de Natal que, além da tradicional doçaria, divulga também o artesanato e os pequenos produtores. A valorização do território será ainda notória em eventos como a Festa do Município, que será dedicada às plantas aromáticas e medicinais, o BiodivSummit, que assinala o Dia Internacional da Biodiversidade, ou a comemoração do Dia Internacional das Florestas. 

É também em 2020 que se desenvolverá o terceiro ano do Projeto Beira Baixa Cultural, cofinanciado no âmbito do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia, com a recriação histórica do Santo Lenho, das Invasões Francesas e os Trilhos das Bruxas e Lobisomens e as oficinas temáticas dedicadas ao Ciclo do Pão, aos Segredos da Tigelada, ao Queijo Artesanal ou ao Peixe do Rio. O Festival das Artes da Beira Baixa percorrerá novamente as praias fluviais, com a novidade de se deslocar também às piscinas públicas do concelho. 

V Encontro das Associações do Concelho de Proença-a-Nova (alicerçando o apoio do Município ao tecido associativo, primeira linha de contacto com a comunidade que contribui para a divulgação do património imaterial do concelho), Fórum Empresarial (reunindo as empresas que todos os dias contribuem para o desenvolvimento do território), congressos internacionais, um dedicado à Arqueologia e outro às estratégias de animação sociocultural no processo de envelhecimento ou o 25º aniversário da Biblioteca Municipal são outros dos eventos que se destacam do conjunto de iniciativas programadas. 

Há ainda muitas atividades regulares que enriquecem o presente calendário, como seja o festival de teatro, a entrar na 15ª edição, os passeios pedestres mensais, o programa de animação de verão, as atividades durante as férias escolares da Páscoa e do Natal (Páscoa a Derreter e Natal a Derreter), o Proença Championship Tour, Encontro de Escalada, a Encomendação das Almas, o Encontro de Janeireiros, só para nomear alguns que completam o conjunto de propostas apresentadas e que constituem muitos motivos para usufruir Proença-a-Nova, quer para os residentes, quer para os turistas, cumprindo a estratégia de formação do nosso território com as suas múltiplas valências.


Nenhum comentário:

Postar um comentário