terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Investimento de 2,5 milhões de euros na Estrada da Meia Praia

A Câmara de Lagos aprovou o projeto de execução da via V10 do Plano de Urbanização da Meia Praia, vulgarmente conhecida como “Estrada da Meia Praia” e a abertura de concurso público da respetiva empreitada.
A autarquia informa, em comunicado, que a empreitada tem um preço base de aproximadamente 2,5 milhões de euros e um prazo de execução máximo de 300 dias. O arranque das obras deverá ocorrer dentro de aproximadamente 5 meses.
São cerca de 1.300 metros a intervencionar, numa via que atualmente não tem passeios, ou quando os tem, não são contínuos, e em que a circulação se faz com alguma dificuldade para os peões.
O principal objetivo da intervenção é, por isso, o de criar uma via que possibilite o convívio entre o peão e o veículo, com ganhos em termos de segurança rodoviária.
Para tal será criado um passeio a norte com largura variável, um corredor verde com 2 metros de largura e uma faixa de rodagem com dois sentidos e uma largura de 6,5 metros. Prevista está também a substituição e o reforço da iluminação ao longo de toda a via, a criação de bolsas para paragem de autocarros (em ambos os sentidos) e a criação de algumas zonas de estar.
A solução aprovada preconiza uma estrada calma, onde se circule com menor velocidade, razão pela qual o pavimento será misto, com aplicação de betuminoso na faixa de rodagem e cubos de granito nas zonas de interseção e passadeiras de peões, de modo a que os veículos circulem com conforto ao longo do percurso, mas sejam obrigados a reduzir a velocidade nas zonas onde existem cruzamentos ou peões a atravessar a via.
O custo da intervenção é praticamente suportado pelo Plano de Urbanização da Meia Praia (PUMP), fruto das taxas e mecanismos de perequação que o mesmo prevê.
A zona mais a sul da via não está incluída na intervenção, uma vez que essa faixa está a ser equacionada no âmbito do projeto de valorização do cordão dunar da Meia Praia, atualmente em execução, assim como no projeto de criação da ciclovia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário