segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Ambiente e sustentabilidade: Câmara de Águeda sensibiliza crianças para questões ambientais e sustentabilidade


Este ano letivo já cerca de 1.200 crianças das escolas do Concelho de Águeda participaram em sessões temáticas de educação ambiental


A Câmara Municipal de Águeda tem realizado diversas sessões de sensibilização e educação para o ambiente, sustentabilidade e ciência nas escolas. As atividades desenvolvidas foram dinamizadas por técnicos da autarquia ou articuladas com entidades com responsabilidade em áreas como conservação da natureza, a gestão dos recursos pesqueiros, a divulgação científica, entre outros.
Durante o presente ano letivo, cerca de 1.200 crianças já foram alertadas para as mais prementes problemáticas ligadas ao ambiente, destacando-se neste contexto a temática da valorização da água como recurso natural finito ou a apresentação do ciclo urbano da água, desde a ETA à ETAR, consciencializando para as boas práticas nesta matéria.
Entre as sessões, a mais recente aconteceu no passado dia 30, em parceria com a AdCL – Águas do Centro Litoral, em que cerca de 100 crianças do Jardim de Infância das EB1 de Águeda fizeram uma viagem sensorial ao mundo da água. Já na parte da tarde, três turmas da Escola Básica Fernando Caldeira tiveram oportunidade de participar numa ação de sensibilização para a importância da qualidade da água para a atividade humana, realçando as fases do Ciclo Urbano da Água, e o impacto das atitudes individuais neste enquadramento. No total, estas duas sessões envolveram 170 crianças.
Num trabalho de responsabilidade ambiental liderado pela Câmara de Águeda, são desenvolvidas ações ligadas ao projeto Escolas Sustentáveis e associadas às Eco-Escolas do concelho, que visam, pela realização de atividades lúdico-pedagógicas, de educação e sensibilização para a sustentabilidade ambiental, ao longo do ano letivo, envolver a comunidade escolar numa reflexão acerca destes temas e a uma positiva mudança de atitude.
No presente ano letivo, a Câmara já realizou sessões de sensibilização em várias escolas do Concelho, nomeadamente nos Jardins de Infância das Chãs, Castanheira, Giesteira, Recardães e Borralha, bem como na Escola Básica Fernando Caldeira ou ainda na Escola Secundária Adolfo Portela. E muitas mais estão previstas. Porque um ambiente saudável beneficia a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário