segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

1.º aniversário do GAE - Gabinete de Apoio ao Emigrante de Estarreja

Resultado de imagem para 1.º aniversário do GAE - Gabinete de Apoio ao Emigrante de Estarreja
O GAE - Gabinete de Apoio ao Emigrante de Estarreja comemora o seu 1.º aniversário, esta terça-feira, dia 11 de fevereiro, a partir das 15h00, na Biblioteca Municipal de Estarreja, com a realização do Encontro “Migrações e Diversidade”, que vai reunir um conjunto de entidades nacionais e locais num debate sobre Estratégias para a Integração da População Migrante.

No encontro será também apresentado o balanço deste primeiro ano de atividade, marcado pelo crescimento de migrantes vindos da Venezuela que regressam ao país onde nasceram. Luso-descendentes que tomam a decisão, quase sempre pouco ou nada planeada, de começar do zero em Portugal, no concelho onde têm familiares e amigos. Mas também cá chegam imigrantes de nacionalidade venezuelana que, pela primeira vez, se deslocam ao nosso país e a Estarreja por recomendação de amigos/conhecidos.

Para além da Venezuelana, destaca-se a chegada de cidadãos de nacionalidade brasileira e regista-se ainda a entrada de migrantes vindos do Nepal, Índia, Colômbia, Perú, Moçambique.

Várias entidades locais têm centralizado um esforço acrescido para intervir e acompanhar estes processos de integração aos mais variados níveis, principalmente no que à legalização e emprego diz respeito. O crescimento do tecido empresarial e consequente procura de mão-de-obra no Município de Estarreja tem sido um fator determinante na integração laboral da população.

O GAE tem por missão apoiar os munícipes que tenham estado emigrados, que se encontrem em vias de regresso, que ainda residem nos países de acolhimento ou que pretendam iniciar um processo migratório. Constitui um canal de comunicação gratuito, personalizado e mais adequado para a agilização e resolução de problemas, não obrigando uma deslocação a Aveiro.

O gabinete surgiu no âmbito de um acordo de cooperação entre a Câmara Municipal de Estarreja e a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

11 de fevereiro de 2020 - programa

15h-18h Biblioteca Municipal de Estarreja
Encontro: Migrações e Diversidade

. Abertura com o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja

. Caracterização do 1.º ano de atividade do GAE – Gabinete de Apoio ao Emigrante pela coordenadora Mónica Coelho

. Mesa Redonda "Estratégias para a Integração da População Migrante"
Com as seguintes entidades:

- Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas representada pelo Adjunto Ricardo Alves
- Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas representada pela Direção Regional do Porto, Jorge Oliveira
- Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes de Aveiro, João Henriques
- Delegado Regional de Aveiro do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Leonel Amado
- SEMA – Associação Empresarial representada por Teixeira Valente e Crispim Oliveira
- Testemunho de família de emigrantes acompanhada pelo GAE de Estarreja sobre a sua história em particular da fixação de residência e integração a todos os níveis neste concelho

18h Edifício dos Paços do Concelho
Inauguração da Exposição “Testemunhos”, de Maria Pequeno
Exposição de Fotografia com pintura em acrílico e artes digitais. A artista plástica Maria Pequeno nasceu em Estarreja e aos 5 anos foi viver para a Venezuela. A mostra estará patente ao público até 29 de fevereiro.

Durante todo o mês nas Escolas do Município
Atividade sobre o tema “Migrações”
Através da exploração dos livros “Refugiados e Migrantes” / “Racismo e Intolerância”, de Ceri Roberts, e Diário de um Migrante, de Maria Inês Almeida.

Carla Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário