segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Figueiró dos Vinhos | Vespa Velutina – Sessão de Esclarecimento


A Vespa velutina nigrithorax, mais conhecida por vespa asiática, chegou à Europa há cerca de 15 anos e tem vindo a proliferar intensamente, com um número de avistamentos a aumentar, também, de forma considerável. Sendo uma espécie não-indígena e predadora da abelha europeia (Apis mellifera), tão importante para o equilíbrio do ecossistema, torna-se imperativo um maior conhecimento dos comportamentos desta espécie e a adoção de procedimentos preventivos e de combate à sua reprodução.

Neste sentido, o Município, juntamente com o SMPC (Serviço Municipal de Proteção Civil) e a AMCP (Associação de  Modelismo do Centro de Portugal), irá promover uma sessão de esclarecimento sobre a Vespa Velutina, no próximo dia 15 de fevereiro, pelas 15h30, nas instalações do Centro Investe de Figueiró dos Vinhos (Rua Major Neutel de Abreu, nº 39-41). O evento é gratuito e não carece de inscrição prévia.

A Sessão iniciará com a apresentação do "Plano estratégico municipal para combate à Vespa Velutina" e a divulgação dos dados relativos às intervenções realizadas em 2019 pelos serviços municipais. Seguidamente, Carlos Filipe, presidente da AMCP, abordará temas como o Ciclo Vespa Velutina  e sua hibernação; a Dispersão territorial; a Identificação e métodos eficazes de destruição de ninhos; culminando com um workshop, que encerrará a sessão, sobre a Construção de armadilhas seletivas e a utilização de feromonas.


Recorde-se que, no âmbito do programa de “Apoio para a destruição dos ninhos de Vespa Velutina – 2019”, promovido pelo ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, através do Fundo Florestal Permanente, o Município de Figueiró dos Vinhos foi beneficiário de um apoio para a destruição de novos ninhos ao longo do ano de 2019.
Para mais informações pode contactar a Câmara Municipal e o SMPC através do número 236 559 550.

Nenhum comentário:

Postar um comentário