segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Águeda | Educação: Conhecidos vencedores da Fase Municipal do Concurso Intermunicipal de Leitura


Evento que decorreu no Centro de Artes de Águeda elegeu os vencedores que vão representar Águeda na fase final, agendada para abril

Já são conhecidos os vencedores da Fase Municipal do Concurso Intermunicipal de Leitura -(CIL), que decorreu na passada sexta-feira à noite, no Centro de Artes de Águeda.
Adriana Campos, artista; Denis Conceição, escritor aguedense; e Maria Cristina Silva, professora bibliotecária do Agrupamento de Escolas da Branca foram os elementos do júri convidado para avaliar a performance de leitura de 32 alunos dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e ainda do Ensino Secundário que concorreram nesta fase.
As obras a concurso foram: “Pelos rios correm histórias”, de Maria da Conceição Vicente (1.º Ciclo), “Diário de um Migrante”, de Maria Inês Almeida (2.º Ciclo); “Contos exemplares”, de Sophia de Mello Breyner Andresen (3.º Ciclo) e “Quatro contos dispersos”, de Sophia de Mello Breyner Andresen (Ensino Secundário).
Nesta fase, foi considerado vencedor o concorrente mais pontuado em cada ciclo de ensino (segundo mais pontuado é suplente), que irá representar o Município de Águeda na fase final do CIL, agendada para o dia 29 de abril, no Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, em Oliveira do Bairro. Assim, os alunos que vão representar o Município de Águeda são: Soraia Mendes, do Agrupamento de Escolas de Águeda (1.º Ciclo); Gabriela Silva, do Agrupamento de Escolas de Águeda Sul (2.º Ciclo); Rodrigo Sobral, da Escola Secundária Adolfo Portela (3.º Ciclo); e Maria Fonseca, da Escola Secundária Marques de Castilho (Ensino Secundário).
O primeiro classificado por cada ciclo de ensino recebeu um cheque no valor de 100 euros, enquanto o segundo recebeu 80 euros e o terceiro 60 euros. Para além disso, receberam livros e todos os concorrentes levaram para casa um certificado de participação.
Promovido pela Rede de Biblioteca da CIRA (Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro), este concurso escolar é dirigido a todos os estabelecimentos de ensino (1.º, 2.º e 3.º Ciclos e Secundário) da rede pública e privada dos 11 municípios que integram a CIRA e visa estimular nos alunos o gosto pelo livro e pela leitura, bem como promover o prazer de ler e contribuir para o desenvolvimento de competências, no âmbito da leitura, durante o percurso escolar dos alunos, do 1.º Ciclo ao Secundário.


Vencedores da Fase Municipal:

1.º Ciclo:
Soraia Mendes, Agrupamento de Escolas de Águeda (1.º lugar)
Lourenço Massadas, Agrupamento de Escolas de Águeda Sul (2.º lugar)
Simão Henriques, Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga (3.º lugar)

2.º Ciclo:
Gabriela Silva , Agrupamento de Escolas de Águeda Sul (1.º lugar)
Lara Reis, Agrupamento de Escolas de Águeda (2.º lugar)
Martim Capela, Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga (3.º lugar)

3.º Ciclo:
Rodrigo Sobral, Escola Secundária Adolfo Portela (1.º lugar)
Afonso Portugal, Escola Secundária Adolfo Portela (2.º lugar)
Simão Moreira, Agrupamento de Escolas de Águeda Sul (3.º lugar)

Ensino Secundário:
Maria Fonseca, Escola Secundária Marques de Castilho (1.º lugar)
Carolina Semblano, Escola Secundária Marques de Castilho (2.º lugar)
Iara Nunes, Escola Secundária Marques de Castilho (3.º lugar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário