segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Município de Leiria lança estratégia de atração de investimento na área do digital


Resultado de imagem para Município de Leiria
O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, afirmou esta segunda-feira que o Município de Leiria está a desenvolver uma estratégia de atração de investimento de empresas de base tecnológica, de que são exemplos a criação de um Centro de Negócios no Topo Norte do Estádio Municipal vocacionado para empresas TICE (Tecnologia, Informação, Comunicação e Energia) e a instalação da Startup Leiria no piso superior do edifício Mercado Municipal, após as obras de reabilitação em curso naquele espaço.
“Vamos cada vez mais tentar captar investimentos na área do digital, porque são fundamentais para as economias do futuro”, disse Gonçalo Lopes numa conferência de imprensa de apresentação do “Digital Expor Open Day”, que vai decorrer nos dias 4 e 5 de março no Mercado de Sant’Ana, Leiria, uma iniciativa da AAPI – Associação Ação para a Internacionalização, com o apoio do Município, que visa dotar as micro e PME de ferramentas para entrarem com sucesso no mercado online.
“A aposta no digital é decisiva para as cidades do futuro”, disse Gonçalo Lopes, alertando que, num contexto de cada vez maior competitividade entre territórios, as organizações que não se adaptarem às necessidades tecnológicas das sociedades ficarão para trás.
“Uma das nossas prioridades é promover a região de Leiria como atrativa para as empresas do ramo tecnológico e digital”, disse, referindo como exemplo a participação com um stand, em parceria com um conjunto de empresas tecnológicas locais, a Nerlei e com a Startup Leiria, no Websummit para promover a marca Leiria e as suas competências na área do digital.
“Devemos preparar as empresas e o Município para a geração que atualmente tem 14 anos, a geração Z, que sempre viveu no online”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Leiria, alertando que quem não responder no futuro às necessidades desta geração ficará para trás.
“É impossível hoje pensar uma sociedade sem digital”, disse Gonçalo Lopes, acrescentando que o sucesso estará do lado das sociedades que mais rapidamente estiverem preparadas para este tipo de consumidor.
A conferência de imprensa contou também com a presença de Paulo Morgado, presidente da AAPI, que destacou as elevadas expetativas em relação ao “Digital Expor Open Day”, que até ao momento conta com a presença de três dezenas de empresas exportadoras e duas dezenas de palestrantes, um número que deverá ainda crescer até à sua realização.
Este evento, explicou, visa aumentar a literacia digital das micro e PME’s, facultando-lhes as competências e ferramentas para se tornarem mais competitivas nos processos de internacionalização.
Visa ainda sensibilizar as empresas para a utilização das tecnologias digitais, preparar as empresas para os processos disruptivos de inovação com base nas tecnologias e fomentar os processos de mudança cultural, destacou Nuno Morgado, acrescentando que são esperados mais de mil visitantes neste evento, que visa colocar em diálogo os líderes no campo da utilização tecnológica com os empresários, através da apresentação de soluções que poderão ajudar as empresas a subir um patamar tecnológico nesta área.
Mais informações sobre o “Digital Expor Open Day” em https://bit.ly/2OHJa9b



Nenhum comentário:

Postar um comentário