O presidente da
Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, afirmou esta
segunda-feira que o Município de Leiria está a desenvolver uma
estratégia de atração de investimento de empresas de base
tecnológica, de que são exemplos a criação de um Centro de
Negócios no Topo Norte do Estádio Municipal vocacionado para
empresas TICE (Tecnologia, Informação, Comunicação e Energia) e a
instalação da Startup Leiria no piso superior do edifício Mercado
Municipal, após as obras de reabilitação em curso naquele espaço.
“Vamos cada vez
mais tentar captar investimentos na área do digital, porque são
fundamentais para as economias do futuro”, disse Gonçalo Lopes
numa conferência de imprensa de apresentação do “Digital Expor
Open Day”, que vai decorrer nos dias 4 e 5 de março no Mercado de
Sant’Ana, Leiria, uma iniciativa da AAPI – Associação Ação
para a Internacionalização, com o apoio do Município, que visa
dotar as micro e PME de ferramentas para entrarem com sucesso no
mercado online.
“A aposta no
digital é decisiva para as cidades do futuro”, disse Gonçalo
Lopes, alertando que, num contexto de cada vez maior competitividade
entre territórios, as organizações que não se adaptarem às
necessidades tecnológicas das sociedades ficarão para trás.
“Uma das nossas
prioridades é promover a região de Leiria como atrativa para as
empresas do ramo tecnológico e digital”, disse, referindo como
exemplo a participação com um stand, em parceria com um conjunto de
empresas tecnológicas locais, a Nerlei e com a Startup Leiria, no
Websummit para promover a marca Leiria e as suas competências na
área do digital.
“Devemos preparar
as empresas e o Município para a geração que atualmente tem 14
anos, a geração Z, que sempre viveu no online”, explicou o
presidente da Câmara Municipal de Leiria, alertando que quem não
responder no futuro às necessidades desta geração ficará para
trás.
“É impossível
hoje pensar uma sociedade sem digital”, disse Gonçalo Lopes,
acrescentando que o sucesso estará do lado das sociedades que mais
rapidamente estiverem preparadas para este tipo de consumidor.
A conferência de
imprensa contou também com a presença de Paulo Morgado, presidente
da AAPI, que destacou as elevadas expetativas em relação ao
“Digital Expor Open Day”, que até ao momento conta com a
presença de três dezenas de empresas exportadoras e duas dezenas de
palestrantes, um número que deverá ainda crescer até à sua
realização.
Este evento,
explicou, visa aumentar a literacia digital das micro e PME’s,
facultando-lhes as competências e ferramentas para se tornarem mais
competitivas nos processos de internacionalização.
Visa ainda
sensibilizar as empresas para a utilização das tecnologias
digitais, preparar as empresas para os processos disruptivos de
inovação com base nas tecnologias e fomentar os processos de
mudança cultural, destacou Nuno Morgado, acrescentando que são
esperados mais de mil visitantes neste evento, que visa colocar em
diálogo os líderes no campo da utilização tecnológica com os
empresários, através da apresentação de soluções que poderão
ajudar as empresas a subir um patamar tecnológico nesta área.
Mais informações
sobre o “Digital Expor Open Day” em https://bit.ly/2OHJa9b
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