segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Transplantes hepáticos em Coimbra. Admissão de novos doentes suspensa há cinco meses

Resultado de imagem para Transplantes hepáticos em Coimbra. Admissão de novos doentes suspensa há cinco meses
Suspensa a admissão de novos doentes no programa de transplantes hepáticos de adultos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). Há cinco meses que não entram novos doentes em lista de espera.
A notícia faz manchete esta segunda-feira no jornal Público — disponível online com acesso limitado.
Escreve o diário que surgimento de uma bactéria multirresistente no internamento, em 2019, e a falta de recursos humanos limitaram os transplantes de fígado em adultos apenas aos casos urgentes de doentes já internados.
O Instituto Português do Sangue e Transplantação (ISPT), que em dezembro fez uma auditoria à Unidade de Transplantes Hepáticos, adiantou ao jornal que “desde dezembro de 2019” não entram novos doentes em lista de espera para a realização de transplantes hepáticos.
Questionado pelo Público sobre quando se prevê o reinício da actividade normal, o IPST diz aguardar “o plano de restruturação e de implementação das medidas aconselhadas no relatório da auditoria”.
O presidente do conselho de administração do CHUC, Fernando Regateiro, justifica que a Unidade de Transplantes Hepáticos (UTH) está a ser reestruturada, com o objectivo de se criarem “as melhores condições de resposta”. Já o bastonário da Ordem dos Médicos prometeu fazer “uma visita ao serviço em breve” ao Centro Hospitalar.
Madremedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário