Câmara de Cantanhede encerra serviços de atendimento e cria apoio para fazer chegar bens de primeira necessidade a idosos
A
Câmara Municipal de Cantanhede acaba de avançar com o encerramento
dos balcões de atendimento presencial, tendo em vista o reforço os
mecanismos de prevenção do surto de
Coronavírus (COVID-19).
O objetivo é limitar ao mínimo possível as situações que possam
favorecer a ocorrência de contaminação e impedir propagação do
surto epidemiológico. Em todo o caso, os serviços continuam a
funcionar e a dar resposta às solicitações que lhes cheguem
através de telefone ou de email – lista de contatos disponível no
portal do Município em https://www.cm-cantanhede.pt
–, estando a funcionar também um balcão virtual
(https://servicosonline.cm-cantanhede.pt),
onde podem ser resolvidas situações relacionadas com Urbanismo,
Reabilitação Urbana, Inspeções e Certificações, Ocupação de
Espaço Público e Publicidade e Proteção Civil e Gestão
Florestal, entre outras.
O
encerramento dos balcões de atendimento presencial será objeto de
reavaliação no final do mês de março, à semelhança do fecho das
feiras e mercados, da suspensão dos eventos e interdição de
equipamentos e instalações municipais, conforme foi decidido há já
algum tempo.
Entretanto,
a autarquia cantanhedense criou uma Equipa de Intervenção em
Situações de Exceção (EISE) para, no âmbito do Serviço
Municipal de Ação Social, assegurar a entrega ao domicílio de
medicamentos, alimentos e outros produtos de primeira necessidade a
idosos sem suporte familiar, no sentido de os manter em recolhimento
e evitar a sua exposição a situações potenciadoras de contágio
por Coronavírus.
Os
técnicos mobilizados para a referida equipa estão a fazer o
levantamento das pessoas nessas circunstâncias, em articulação
como os presidentes de junta de freguesia, enfermeiros dos postos de
enfermagem, técnicos das IPSS e outras entidades que de algum modo
possam ter conhecimento de pessoas a necessitar deste tipo de apoio,
devendo as situações identificadas ser comunicadas telefonicamente
à Câmara Municipal para a linha da Ação Social e Saúde (231
249 043).
Coordenada pela vereadora da Ação Social
e Saúde, Célia Simões, a operação comporta a avaliação da
necessidade de ajuda dos idosos sinalizados, após o que estes são
contactados por técnicos dos serviços de ação social, que
asseguraram o transporte dos produtos de que precisam para satisfação
de necessidades básicas ao nível da alimentação, higiene e saúde.
Relativamente a situações de enfermidade, se já existir prescrição
médica, a resposta passa pelo contacto com a farmácia onde
habitualmente adquirem os medicamentos, mas se não existir essa
prescrição médica o elemento da equipa que estiver a tratar do
caso deverá contactar o médico de família.
No
que diz respeito à alimentação e produtos de higiene, a equipa
cuida do transporte sempre que necessário e se houver algum idoso em
situação de carência económica e sem meios para suportar a sua
aquisição, será feito o pedido de antecipação do fornecimento de
bens ao Banco de Recursos Colmeia para lhe poder ser dada resposta
imediata a esse nível. Nesse sentido, foi acionado o reforço dessa
resposta social criada pelo Município de Cantanhede, nomeadamente
através da antecipação da compra de bens prevista para abril, de
acordo com a verba mensal estipulada para esse efeito.
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