segunda-feira, 23 de março de 2020

COMUNICADO da Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande

Resultado de imagem para Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande
"Caros munícipes,

Hoje, dia da entrada em vigor do decreto-lei que regulamenta a aplicação do estado de emergência decretado pelo Presidente da República, dirijo-me a todos para, em primeiro lugar, agradecer o civismo e sentido de responsabilidade que se verifica em todo o concelho e apelar que se mantenham em casa.
Em segundo lugar, para vos comunicar as medidas que tomámos assim que se iniciou esta crise de forma a prevenir que não houvesse aglomeração de pessoas em espaços que são da responsabilidade da autarquia.
Por isso, cancelámos todos os espetáculos culturais e encerrámos museus, bibliotecas e todos os espaços desportivos, apelando às Coletividades que fizessem o mesmo.
Por indicação do Governo fecharam-se escolas e com o parecer da Direção Geral de Saúde, através da Unidade de Saúde Pública do Pinhal Litoral, suspendemos os mercados municipais e as vendas ambulantes.

Na Câmara Municipal, para proteção dos funcionários e dos munícipes criámos meios de atendimento não presencial através de contacto telefónico, WhatsApp e de e-mail. Os trabalhadores encontram-se em regime de teletrabalho e/ou em regime de prontidão, o que significa que sempre que haja necessidade apresentam-se ao serviço, sendo que estão assegurados os serviços essenciais.
A nossa primeira preocupação foram as crianças das famílias mais carenciadas e a possibilidade de lhes garantir as refeições, estando essa resposta a ser dada em colaboração com os Agrupamentos de Escolas.
Do mesmo modo, em articulação com IPSS’s e associações do concelho, procurámos garantir refeições ao domicílio a pessoas idosas em isolamento.
Nesta senda, estando a atuar em conjunto com as Juntas de Freguesia, farmácias e superfícies comerciais, lançámos a linha MG Solidária para dar resposta a cidadãos com doenças crónicas e cidadãos com mais de 70 anos em isolamento, que não possam deslocar-se à rua e que vivam em situação económica desfavorecida. Este apoio visa a satisfação de necessidades básicas: aquisição de alimentos e medicamentos. Para além disso, este serviço considera igualmente a possibilidade de transporte/deslocação dentro do concelho.
Diariamente estamos a trabalhar em articulação com a Proteção Civil, as Forças de Segurança e Bombeiros de modo a ajustar estratégias e novas medidas a implementar.
Ao nível da saúde pública, uma das maiores preocupações atuais, estamos em permanente contacto com os profissionais do Centro de Saúde procurando criar condições para a implementação de um espaço de triagem, diagnóstico e rastreio de análises. Temos estado a estabelecer contactos para criar um centro de rastreio móvel que possa cooperar com o Centro de Saúde.
Vamos igualmente disponibilizar quartos para os profissionais de saúde que prestam serviços no Centro de Saúde da Marinha Grande e/ou no Centro Hospitalar de Leiria.
Face ao evoluir da situação de riscos associados à exposição e contágio do COVID-19, iniciámos diligências no sentido de criar no Parque Municipal de Exposições um espaço de acolhimento temporário de apoio à população e aos profissionais de saúde.
Iniciaremos amanhã a desinfeção periódica dos espaços públicos, em todas as freguesias, nas zonas de maior circulação como Centros de Saúde, grandes superfícies comerciais, farmácias, bancos, paragens de autocarros e rodoviária.

Propomos um conjunto de medidas de apoio à população, a ser consensualizado com todo o Executivo Municipal, a saber:
- atribuição de uma verba até 75 mil euros para apoio ao Centro de Saúde da Marinha Grande com o objetivo de apoiar na aquisição de equipamentos;
- atribuição de um apoio extraordinário aos Bombeiros Voluntários do concelho até ao valor de 80 mil euros;
- isenção de 50% do valor das faturas de consumo de água de março e abril aos consumidores domésticos;
- isenção do pagamento dos serviços de água e taxas de publicidade, durante os meses de março e abril, a todas as empresas que comprovadamente não tenham despedido, nem terminado contratos de trabalho com os seus colaboradores;
- prorrogação por 2 meses do pagamento de rendas de habitação social, refeições escolares, contraordenações e coimas;
- disponibilização de uma verba extraordinária, até 50 mil euros, para as associações que suspenderam atividades de interesse municipal e que o requeiram;
- suspensão de taxas dos mercados municipais do concelho de abril até ao final de 2020.

Continuamos em articulação com a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria onde todos os dias alinhamos estratégias procurando tomar as melhores decisões para o território.
Ser solidário é mais do que nunca a palavra de ordem.
Cuidar que não se saia à rua, mas lembrarmo-nos do que podemos fazer pela nossa família e também pelo vizinho do lado.

Aos profissionais de saúde um profundo agradecimento por todo o esforço e sentido de dever que demonstram nas 24h do dia.
A Câmara Municipal continuará a trabalhar todos os dias com profissionais empenhados para servir a população.
Desejo-vos a todos muita força e muita saúde."

Cidália Ferreira
Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário