segunda-feira, 23 de março de 2020

Caldas da Rainha | -19: Caldas monta dois hospitais de campanha como prevenção


Caldas da Rainha vai passar a contar com o apoio de dois hospitais de campanha para prevenir e acautelar a capacidade de resposta hospitalar ao surto de coronavírus. 
O Município, em articulação com o Centro Hospitalar do Oeste e Autoridade de Saúde Local, e com o apoio de outras entidades públicas e até empresas privadas, preparou dois hospitais de campanha. Um ficará localizado no Pavilhão da Mata, pela proximidade ao hospital, e estará disponível na quarta-feira; o segundo está instalado no edifício do Centro de Alto Rendimento do Badminton (CAR) e já se encontra em condições de funcionamento, se houvesse essa necessidade.
Cada um dos edifícios foi totalmente preparado para esta função, com desinfecções totais, levadas a cabo por empresas especializadas, e adaptação de algumas infraestruturas como revestimento total do piso por um material lavável e fácil de desinfectar.
Cada um dos hospitais tem instaladas 30 camas e, caso entrem efectivamente em funcionamento, a Autarquia assegura também a água, luz, aquecimento, limpeza, alimentação e oxigénio. Ao hospital cabe a responsabilidade de funcionamento, nomeadamente a organização de recursos humanos e gestão de resíduos hospitalares.

Na preparação destas infraestruturas o Município contou com o apoio da Escola de Sargentos do Exército (ESE), que cedeu as camas; e com o Caldas Internacional Hotel que forneceu toalhas e lençóis.

O melhor que podia acontecer, segundo o Presidente da Câmara das Caldas da Rainha, Tinta Ferreira, “era que não fossem utilizados [os hospitais]”. Todavia, o autarca sublinha que é “preciso estar preparado para a eventualidade” de ser necessário aumentar a capacidade hospitalar instalada uma vez que, segundo os dados epidemiológicos, os casos vão continuar a aumentar até meados de Abril.

A directora clínica do CHO, Filomena Rodrigues, acrescentou ainda que o hospital de campanha instalado no CAR poderá servir para “acolher casos de doentes positivos que por estarem isolados não possam estar no seu domicílio”. Devido à proximidade do hospital, o Pavilhão da Mata “poderá ser utilizado para o tratamento de doentes infectados com outro tipo de situações”, explicou a responsável.

A preparação destes dois hospitais de campanha soma-se, assim, a um vasto conjunto de medidas que o Município das Caldas da Rainha tem tomado no sentido de minimizar as situações de propagação e contágio; por outro, ajudar quem está na linha da frente desta batalha, sobretudo pessoal médico e instituições, com materiais e equipamentos; e por fim, reforço dos apoios sociais a quem está mais desamparado ou fragilizado.

Tinta Ferreira faz um apelo à tranquilidade de toda a população, solicitando o cumprimento integral das recomendações de segurança e prevenção da Direcção-Geral de Saúde, em particular as que respeitam ao recato e distância social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário