segunda-feira, 23 de março de 2020

Direito de Resposta: Testes ao novo coronavírus feitos por instituições privadas em Moçambique não são aprovados pela OMS

Resultado de imagem para moçambique
A notícia do jornal @verdade associou indevidamente o nome deste Laboratório à suposta realização de testes para diagnóstico de SARS-CoV-2 (COVID-19) não aprovados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o que é totalmente falso.

Neste momento particularmente difícil para todos, em que vivemos uma pandemia provocada pelo vírus SARS-CoV-2 (COVID-19), o Laboratório Dr. Joaquim Chaves está ao serviço da Saúde Pública e mantém os padrões de elevada qualidade em todo o trabalho que realiza e coloca à disposição de toda a população, disponibilizando métodos laboratoriais que são os únicos validados pela (OMS).

O Laboratório Dr. Joaquim Chaves Moçambique faz o despiste laboratorial do vírus SARS-CoV-2 (COVID-19), através da técnica de amplificação de ácidos nucleicos por PCR em Tempo Real, de acordo com as recomendações publicadas pela OMS em 2 de Março de 2020 “Laboratory testing for Coronavirus disease 2019 (COVID-19) in suspected Human cases – Interim guidance OMS/WHO”.

Acresce que, o transporte das amostras para pesquisa de COVID-19 também obedece escrupulosamente às recomendações da OMS e que se encontram disponíveis no referido documento. Por mantermos todo este rigor nos nossos procedimentos técnicos, somos actualmente em Portugal o laboratório mais solicitado para fazer a pesquisa do COVID-19 tendo protocolos com os maiores Hospitais do país.

NOTA DO EDITOR: A notícia do @Verdade é baseada numa pergunta directa a uma autoridade do Ministério da Saúde, devidamente identificada, que deixou claro que em Moçambique apenas o Instituto Nacional de Saúde realiza testes ao novo coronavírus aprovados pela OMS.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Nenhum comentário:

Postar um comentário