segunda-feira, 23 de março de 2020

Proença-a-Nova | Centro Ciência Viva da Floresta lança livro em formato digital no Dia da Árvore

Como forma de assinalar do Dia Mundial da Árvore e das Florestas, que se celebrou a 21 de março, o Centro Ciência Viva da Floresta lançou o livro “A Flora Explora… Formas de Proteger a Floresta” em formato digital, tendo em conta que devido às atuais circunstâncias provocadas pela pandemia COVID-19 todos os eventos foram cancelados, incluindo esta comemoração. No entanto, a data não ficou em branco, e o livro foi lido a várias vozes e disponibilizado na íntegra nas redes sociais, tanto do CCV da Floresta como no Município de Proença-a-Nova. 

“Este é um pequeno contributo para todos estarmos mais atentos e aprendermos com a Flora e os seus amigos. Ela surge ilustrada pelo talento do Carlos Farinha, pintor e escultor com raízes no nosso concelho, que coloriu a aldeia e os muitos amigos que ganham vida a cada página. Esta história, escrita pela equipa do Centro Ciência Viva da Floresta, surge como um contributo no sentido de cumprir aquela que é a sua principal missão: a transmissão de conhecimento, principalmente aos mais jovens, neste maior projeto que é a Ciência Viva”, refere, no prefácio, o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo. “Tenho a certeza que este conhecimento se traduzirá na adoção de comportamentos mais responsáveis e amigos da floresta, pois está dentro de cada um de nós a capacidade de promover a mudança”. 

Realizado no âmbito do Fundo Ambiental, integrado na Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020, a candidatura GPFloresta - "Gerindo e Protegendo a nossa Floresta", prevê também a recuperação e conversão de uma carrinha-museu de pronto-socorro em espaço pedagógico para pequenos grupos. Esta carrinha-museu de pronto-socorro, que serviu durante anos de carro de combate a incêndios florestais, vai constituir um novo módulo no exterior do Centro, a ser inaugurado assim que for permitido realizar eventos públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário